Siga-nos nas redes

Famalicão

Centro Qualifica de Famalicão assegura funcionamento nos próximos dois anos

Publicado

em

Está garantida a continuidade do funcionamento do Centro Qualifica de Famalicão para os próximos dois anos.

Esta estrutura, promovida pela Câmara Municipal de Vila Nova de Famalicão em articulação muito próxima com todas as entidades da Rede Local de Educação e Formação, já acompanhou mais de 5.500 adultos desde 2017 e tem como meta fazer o acompanhamento de mais 2.200 pessoas nos próximos dois anos.

Está previsto um orçamento global de cerca de 450 mil euros, 85% do financiamento garantido pelo Fundo Social Europeu e 15% da autarquia. A operação do Centro Qualifica de Famalicão é cofinanciada pelo POCH – Programa Operacional Capital Humano, do Portugal 2020, através do Fundo Social Europeu.

A qualificação dos recursos humanos é uma das maiores garantias para o sucesso dos negócios. O capital humano assume-se, cada vez mais, como um fator diferenciador e de elevado valor acrescentado. Trabalhadores motivados, com formação atualizada e orientada para as necessidades das empresas, são um fator decisivo para a sua competitividade.

É com este propósito que o Centro Qualifica de Famalicão tem atuado junto de milhares de adultos, permitindo aumentar os níveis de escolaridade e melhorar a empregabilidade dos ativos, dotando-os de competências ajustadas às necessidades do mercado de trabalho.

Esta estrutura que atua em estreita articulação com todas as entidades da Rede Local de Educação e Formação, reconhecido a nível nacional, vai continuar no próximo biénio a desenvolver a sua atividade com a recente aprovação da candidatura pelo Programa Operacional Capital Humano (POCH) e pelo Fundo Social Europeu.

Esta é uma aposta sempre renovada, pelo que o Centro Qualifica de Famalicão continua a desenvolver a sua atividade, nomeadamente no apoio especializado, na orientação e no encaminhamento para formação qualificante ou no desenvolvimento e certificação dos processos de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências (RVCC) escolares e profissionais, no sentido de assegurar a resposta adequada aos adultos que pretendem aumentar os níveis de qualificação.

O universo de ativos apoiados pelo Centro Qualifica de Famalicão tem vindo a crescer sustentadamente. Entre março de 2017 e setembro de 2018, foram acompanhadas 1500 pessoas e o investimento foi de cerca de 300 mil euros (85% do Fundo Social Europeu e 15% da autarquia). De outubro de 2018 a dezembro de 2020, na mesma lógica de financiamento 85%/15%, foram aplicados quase 430 mil euros no acompanhamento de 2.025 pessoas.

Estes serviços estão disponíveis em horário diurno ou noturno, em regime presencial nas instalações das Escolas Secundárias do concelho ou então através da modalidade à distância.

O Programa Qualifica visa reaproximar Portugal das metas de convergência em matéria de aprendizagem ao longo da vida com a média dos países da União Europeia, dando um novo impulso à mobilização da população adulta na procura de qualificações. Recorde-se o Plano de Ação, apresentado pela Comissão Europeia em março, que propõe um conjunto de iniciativas e estabelece três metas principais a atingir até 2030 ao nível europeu, nomeadamente a taxa de emprego de pelo menos 78% na União Europeia, pelo menos 60% dos adultos devem participar anualmente em formação e a redução do número de pessoas em risco de exclusão social ou de pobreza em pelo menos 15 milhões de pessoas, entre as quais 5 milhões de crianças.

O desafio colocado é que os cidadãos aproveitem esta fase para aumentar a escolaridade e preparar-se para o futuro.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

pub

LER JORNAL

Artigos Recentes

Desportohá 37 minutos

Sub-23 do FC Famalicão vencem Estoril Praia por 0-1

Esta terça-feira assinalou mais um dia de competição para a formação sub-23 do FC Famalicão, que disputou a 13.ª jornada...

Famalicãohá 1 hora

Famalicão: Céus limpos e subida das temperaturas máximas são as previsões para esta quarta-feira

Famalicão espera, esta quarta-feira, um dia de sol e céus limpos, de acordo com as previsões do Instituto Português do...

Famalicãohá 2 horas

Famalicão desenvolve o Plano de Ação para a Cultura que irá vigorar até 2030

A Câmara Municipal de Famalicão desenvolve o seu “Plano de Ação para a Cultura”, projeto que irá vigorar até 2030,...

Desportohá 3 horas

“Histórico adormecido” Tirsense preparado para “mostrar qualidade” no maior estádio de Portugal

O treinador do Tirsense, Emanuel Simões, disse hoje que a equipa vai encarar a segunda mão das meias-finais da Taça...

Paíshá 4 horas

Luto pela morte do Papa deverá coincidir com celebrações do 25 de abril diz Marcelo

O Presidente da República anunciou hoje que o luto nacional de três dias pela morte do Papa Francisco, em princípio,...

Paíshá 5 horas

Matrículas para crianças do pré-escolar e 1.º ano abertas a partir de hoje

As matrículas das crianças que em setembro vão para o pré-escolar ou para o 1.º ano de escolaridade começam hoje...

Famalicãohá 6 horas

Famalicão: Homem de 79 anos ferido após atropelamento de autocarro em Joane

Um homem de 79 anos ficou ferido, na manhã desta terça-feira, após ter sido atropelado por um autocarro, na Rua...

Famalicãohá 6 horas

Famalicão: Mercado do Livro está de regresso à Praça D. Maria II esta quarta-feira

Está de regresso à Praça D. Maria II, em Famalicão, o Mercado do Livro que contará, nesta edição de 2025,...

Regiãohá 6 horas

Vila do Conde: Homem detido após mostrar nervosismo em “operação Stop”. Tinha consigo mais de 1.700 doses de haxixe

O Comando Territorial da Guarda Nacional Republicana do Porto, através do Posto Territorial de Vila do Conde, procedeu à detenção...

Paíshá 7 horas

GNR registou quase 700 feridos nesta Operação Páscoa. 50 destes ficaram em estado grave

A GNR registou mais um morto nas últimas 24 horas nas estradas portuguesas, aumentando para cinco o número de vítimas...

Arquivo

Mais Vistos