A Câmara de Vila Nova de Famalicão vai assumir, a partir do próximo ano letivo, a gestão direta das refeições escolares de todos os níveis de ensino, num investimento de 3,75 milhões de euros, anunciou hoje o município.
Em comunicado, o município explica que, até agora, apenas assegurava as refeições aos alunos do pré-escolar e 1.º ciclo.
A partir do próximo ano letivo, a medida vai ser alargada também aos 2.º e 3.º ciclos e ao secundário, passando o município a fornecer mais de um milhão de refeições por ano.
O valor investido pelo município vai praticamente duplicar, passando de 1,4 milhões de euros para 3,75 milhões.
Para o presidente da Câmara, Mário Passos, trata-se de “boa despesa”, que “vai ao encontro da preocupação da autarquia de proporcionar uma alimentação equilibrada a todas as crianças e jovens”.
“A educação tem um peso enorme no futuro da nossa comunidade e a câmara municipal vai continuar a estar muito atenta à realidade educativa do concelho. Sabemos que os problemas, as necessidades e os desafios não se esgotam e é por isso que é tão importante mantermos este contacto no terreno”, disse o autarca.
Mário Passos iniciou na terça-feira um ciclo de visitas às escolas do concelho, precisamente para aferir da qualidade das refeições servidas.