Site icon Fama Rádio e Televisão

Irmãs Martins de Famalicão vão competir na mítica prova da Rampa da Falperra este fim de semana

As irmãs famalicenses Diana Martins e Carolina Martins estão prontas para competir, entre esta sexta-feira e domingo, na mítica Rampa da Falperra, em Braga, que regressa para a sua 44.ª edição, integrada nos campeonatos português e europeu de Montanha.

Com apenas 17 anos, a única mulher e a mais jovem integrante da FPAK Junior Team, Carolina Martins faz questão em lembrar que “o início do ano ficou marcado pela entrada nesta nova aventura, que é a realização de um sonho que tinha desde que via o meu pai a correr nos ralis. Sempre tive o “bichinho” pela competição e surgiu a oportunidade de fazer o FPAK Júnior Team de Montanha. A primeira prova, Rampa Porca de Murça, foi deveras marcante! Foi um misto de emoções onde comecei os treinos de sábado em 1ºlugar do FPAK júnior team mas nas oficiais de domingo desci a posição terminando assim em 2ºlugar tendo conseguido alcançar os principais objetivos que eram aprender e divertir-me. Na segunda prova, Rampa da Penha, os objetivos mantiveram-se e foi um fim-de-semana de muita aprendizagem subida após subida, com a ajuda do engenheiro da Befast, Miguel, que é alguém que tem tido uma enorme importância sendo que está sempre pronto a ajudar-nos ao longo de todo o percurso! Terminei em 3ºlugar do FPAK júnior team tendo melhorado o tempo subida após subida. Sigo para a Falperra com o objetivo de melhorar ainda mais e conseguir subir ao lugar mais alto do pódio, sabendo que os meus adversários estão muito fortes e que terei de dar luta”, explicou.

Por seu lado, Diana Martins, que sofreu um violento acidente na primeira prova do Campeonato, embora sem se deixar abalar por tal contratempo, diz-se contente por poder participar, pelo 3° ano consecutivo, nesta emblemática corrida: ““O sonho de fazer a Falperra já é antigo, acho que todos nós desde muito novos nos fascinávamos por esta rampa, para mim é um orgulho enorme estar pelo 3° ano consecutivo a competir numa prova tão mítica. As expectativas para este fim-de-semana são principalmente conseguir concluir a prova, e tudo o que vier acima será uma conquista, uma vez que ainda estou numa fase de adaptação ao carro! O Kia tem demonstrado ser um carro excelente e com uma condução muito eficiente”, sublinhou.

Vale a pena indicar que o programa desta corrida se inicia esta sexta-feira, momento das verificações administrativas e técnicas no Hotel João Paulo II e na Avenida Nossa Senhora do Sameiro, antecedendo a exposição das viaturas de competição no Largo do Pópulo, realizada de tarde. Estas máquinas protagonizam depois, já ao final do dia, o tradicional desfile pelas principais ruas de Braga.

A manhã de sábado assinala o início da competição em pista, cerca das 08:30, com duas subidas de treinos oficiais e a primeira corrida oficial. No dia seguinte, cerca das 08:00, é esperado mais um dia de velocidade, com uma subida de treinos que será seguida por duas subidas oficiais onde os pilotos terão de dar o máximo de si para superar os 5200 metros do traçado.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Exit mobile version