Famalicão
Famalicão assinala Dia Internacional dos Museus com atividades gratuitas entre 18 e 24 de maio

Onze museus do concelho de Famalicão abrem as portas para assinalar o Dia Internacional dos Museus, que se assinala entre 18 e 24 de maio.
Neste período, os visitantes terão entrada gratuita nestas unidades museológicas, que incluem ainda a Casa-Museu de Camilo Castelo Branco, um destaque nesta celebração dos 200 anos do nascimento do romancista português e poderão participar em visitas guiadas, oficinas criativas, teatro, música, exposições, atividades interativas e muito mais.
Como ponto alto desta iniciativa, temos o já tradicional “(H)Á Noite no Museu!”, que convida para uma visita ao Museu Bernardino Machado, o icónico Palacete Barão de Trovisqueira que atualmente alberga a unidade museológica dedicada ao antigo Presidente da República vai “vestir-se” a rigor para celebrar o Dia Internacional do Museus no sábado, dia 24 de maio, numa “festa” com início pelas 23h00, seguindo noite dentro.
Para além disto, ao longo dessa semana, o tema “O Futuro dos Museus em Comunidades em Rápida Mudança” será o mote para diversa atividades nos museus locais, que se iniciam dia 19, com a oficina “Os Sims dos Museus” na Fundação Cupertino de Miranda, às 10h00 e às 14h30.
Para o dia 20 de maio esta agendada a apresentação de “Bernardino Machado – Uma Peça Infantil”, um momento de teatro dedicado ao mais novos, no Museu Bernardino Machado, a partir das 10:30. No dia seguinte, destaque para o atelier de pintura “Um Futuro a Cores”, às 14h30, no Museu Nacional Ferroviário – Núcleo de Lousado.
Foco ainda para uma sessão dedicada à produção de velas decorativas “A Magia do Caminho”, pelas 14h30, no Museu de Arte Sacra da Capela da Lapa e a visita-oficina “Infância perdida e uma sacola vazia”, pelas 15h00, no Museu da Indústria Têxtil da Bacia do Ave, uma iniciativa que se repete na quinta-feira, 22 de maio, no mesmo horário.
Este período será ainda assinalado pela exibição do filme “Memórias – Os Fantasmas da Guerra Colonial”, às 15h00, no Museu da Guerra Colonial, que voltará a ser exibido no sábado, 24 de maio.
Ainda no dia 21 de maio, será realizada a visita-oficina “O teu Futuro” (10h00), no Museu de Cerâmica Artística da Fundação Castro Alves e a visita guiada à exposição “Maria, Peregrina de Esperança” (10h00) no Museu de Arte Sacra da Capela da Lapa, que volta a acontecer na sexta-feira; e a mesa redonda “As Madrinhas de Guerra” (15h30), no Museu da Guerra Colonial, um momento de partilha, com testemunhos reais.
“Memórias com Futuro” é o tema da visita-oficina oferecida pelo Museu de Cerâmica Artística da Fundação Castro Alves, a partir das 14:00. No dia seguinte, a oficina “Vamos tornear!” realiza-se a partir das 10:30 no Museu Nacional Ferroviário – Núcleo de Lousado.
Ainda neste dia, a Casa de Camilo recebe a apresentação das obras “A Bruxa de Monte Córdova” e “A Filha do Doutor Negro” da autoria de Camilo Castelo Branco (17h30).
O último dia da programação, dia 24, inclui atividades na Praça 9 de Abril, em Famalicão, entre as 10h00 e as 17h30, nomeadamente, o jogo “Descobre UMSEU” e o “Consultório no Museu”, que dá a oportunidade de conhecer a conservação preventiva e de arquivo dos Museus de Famalicão. Já na Casa-Museu de Camilo haverá visitas com rábula e apontamentos musicais pelas 14h30; no Museu da Guerra Colonial voltará a ser projetado o filme “Memórias – Os Fantasmas da Guerra Colonial”, pelas 15h00; no Museu de Arte Sacra da Capela da Lapa decorrerá a oficina “Conta a Conta se Faz Uma Dezena”, com duas sessões às 10h00 e 14h30; no Museu Nacional Ferroviário – Núcleo de Lousado terá lugar a peça de teatro infantil “O Pato Que Não Tinha Sorte”, pelas 16h00; e no Museu da Indústria Têxtil será inaugurada a exposição “Nós com Arte – Macramé Autoral”, pelas 15h00, e haverá concerto de Pedro Fernandes, pelas 18h00.
A par destas iniciativas, no plano ‘online’ teremos “Musear as Coleções” (de 18 a 24 de maio, às 11h30 e 17h00), “Um Riacho – O Naturalismo de Júlio Ramos” (dia 20, às 14h30), “Objetos que Brilham – A Coleção de Jóias de Soledade Malvar” (dia 21, pelas 14h30) e a apresentação do projeto de investigação “Testemunhos de uma Herança Coletiva” (22 de maio, pelas 21h30).
Vale a pena lembrar que algumas desta atividades serão sujeita à inscrição prévia.

-
Desportohá 1 semana
FC Famalicão: Jogo da Liga Revelação adiado para esta quarta-feira devido ao apagão
-
Paíshá 7 dias
Chuva está de regresso amanhã
-
Famalicãohá 3 dias
Famalicão espera mais um semana de chuva e temperaturas máximas próximas dos 20 graus
-
Desportohá 1 dia
Norte: GNR garante segurança em vários distritos nesta edição do WRC Rally de Portugal