Famalicão
Famalicão: Obras nas Freguesias de Seide recebem visita do presidente da Câmara Municipal
O Largo da Senhora do Parto localizado bem no centro de Seide S. Paio vai beneficiar, muito em breve, de um conjunto de obras de reabilitação que tornarão este espaço mais agradável e atrativo, transformando-o num verdadeiro cartão de visita da freguesia.
O emblemático espaço foi um dos locais visitados esta quarta-feira, pelo presidente da Câmara Municipal, Paulo Cunha, em mais uma visita efetuada no âmbito roteiro que o autarca está a promover pelo território.
Acompanhado pelo vereador das freguesias, Mário Passos, e pelo presidente da União das freguesias de Seide, Tomás Sousa, o edil famalicense percorreu vários locais, atestando a obra feita, mas principalmente ouvindo e tomando nota das ambições e dos novos projetos para o futuro próximo desta União de freguesias.
É nesse ponto que está, por exemplo, as obras de ampliação e modernização do cemitério de Seide S. Miguel, que deverão abranger ainda uma intervenção na Casa Mortuária ao nível das instalações sanitárias e espaço envolvente. “É uma necessidade urgente da freguesia e que deverá avançar para o terreno nos próximos tempos”, salientou o presidente da Junta da União de Freguesias.
Outra das grandes apostas em Seide foi a recuperação e melhoramento da rede viária e das acessibilidades. Neste campo, destaque para a conclusão da intervenção na Rua da Boavista, uma via central de acesso à Junta de Freguesia. Referência ainda para as obras na Rua dos Emigrantes, cuja primeira fase está praticamente concluída.
Em fase de conclusão está também a criação do novo acesso ao Centro de Estudos Camilianos, projetado pelo arquiteto Siza Vieira, e que oferecerá aos visitantes uma nova entrada mais ampla, mais digna e mais bela, percorrida entre jardins mesmo diante da Casa do Nuno, a residência do filho de Camilo Castelo Branco, onde o escritor chegou a habitar numa fase final da sua vida. A criação da nova entrada representa a conclusão do projeto de Siza Vieira que, para além da construção do Centro de Estudos, envolveu um plano global de valorização do espaço camiliano, com o arranjo urbanístico do Largo de Camilo, construção do Centro Social e Paroquial, requalificação da igreja paroquial e adaptação da Casa do Nuno a sede da Junta de Freguesia.
A terra de Camilo está assim “na rota do progresso e do desenvolvimento” como afirmou Paulo Cunha, no final da visita. O autarca mostrou-se “muito satisfeito com a qualidade de vida evidenciada em Seide e com os projetos para o futuro”.
-
Famalicãohá 1 semana
Famalicão: Ambiente e sustentabilidade do concelho em foco no novo Boletim Municipal
-
Desportohá 7 dias
Benfica x Famalicão: Zaydou está de regresso / Di Maria não deverá ser convocado
-
Desportohá 4 dias
Hóquei em Patins: Riba d´Ave recebe Sporting este sábado
-
Famalicãohá 1 dia
Famalicão: Colisão entre mota e carro faz um ferido em Mouquim