Site icon Fama Rádio e Televisão

Continental Mabor em Lousado já produz pneus a partir de garrafas de plástico

A Continental Mabor já comecou a produzir pneus a partir de garrafas de plástico PET.

A empresa multinacional, sediada em Lousado, concelho de Famalicão, anunciou que até 2050 tem como meta utilizar materiais produzidos de forma 100% sustentável no fabrico de pneus.

A Continental é o primeiro fabricante de pneus a lançar imediatamente a produção em volume de fio de poliéster reciclado que é obtido a partir de garrafas de plástico PET num novo processo. O novo material de alto desempenho será utilizado em tamanhos seleccionados para os pneus de Verão PremiumContact 6 e EcoContact 6 da Continental e para o pneu AllSeasonContact. Isto substitui completamente o poliéster convencional na carcaça dos pneus seleccionados. Um conjunto de pneus standard de automóveis de passageiros utiliza o material de cerca de 40 garrafas PET recicladas.

Em Setembro de 2021, a Continental revelou pela primeira vez a tecnologia ContiRe.Tex inhouse. Utiliza fio de poliéster, que é obtido a partir de garrafas PET usadas sem quaisquer etapas químicas intermédias e não recicladas de qualquer outra forma. Isto torna a tecnologia muito mais eficiente do que outros métodos padrão para o processamento de garrafas PET em fios de poliéster de alto desempenho. As garrafas utilizadas para esta tecnologia provêm exclusivamente de regiões sem um circuito fechado de reciclagem. Como parte de um processo de reciclagem especial, as garrafas são separadas e limpas mecanicamente, depois de as tampas serem removidas. Após a trituração mecânica, o PET é posteriormente transformado em granulado e finalmente fiado em fio de poliéster.

“Utilizamos apenas materiais de alto desempenho nos nossos pneus premium. A partir de agora, estes incluirão fio de poliéster a partir de garrafas PET, feitas num processo de reciclagem particularmente eficiente. Levámos a nossa tecnologia inovadora ContiRe.Tex para a fase de produção em apenas oito meses. Estou orgulhoso de toda a nossa equipa por este feito notável”, diz Ferdinand Hoyos, que dirige o negócio de substituição de pneus da Continental na Europa, Médio Oriente e África (EMEA). Ele acrescenta, “Estamos constantemente a expandir a quota de materiais renováveis e reciclados nos nossos pneus”. Até 2050, no máximo, queremos utilizar apenas materiais sustentáveis na nossa produção de pneus”.

PARTILHE ESTE ARTIGO:

PASSOU EM DIRETO

Exit mobile version