A Comissão Política Concelhia do PAN de Famalicão pretende obter um esclarecimento completo sobre a possível destruição da ecopista de Lousado, que foi inaugurada em setembro de 2021, para dar lugar a uma linha ferroviária que servirá a empresa MEDWAY, explicam os responsáveis do partido, numa nota enviada às redações.
De acordo com a mesma, o PAN Famalicão terá solicitado à Câmara Municipal o fornecimento de uma explicação “concreta e transparente” acerca desta proposta de modificação, visto que não estava contemplada no projeto original da obra, e se foi aprovada pela maioria PSD/CDS, sublinham ainda.
“Caso tal aconteça, esta poderá vir a ser uma das obras mais efémeras protagonizadas pelo executivo PSD/CDS. E continuaremos a eliminar, progressivamente, os locais de lazer da população famalicense.” refere Sandra Pimenta, acrescentando “a nossa pergunta ao executivo é simples, e foi no sentido de saber se este dá garantias que a ecopista de Lousado não será afetada por força de uma eventual alteração de projeto. Ou, se por outro lado, vamos perceber que uma vez mais a Câmara Municipal é tomada como refém dos interesses privados, tal como aconteceu no monte de Santa Catarina, com o abate de uma considerável área florestal do concelho de Famalicão”.
“Dizer que é um não assunto, como referiu o Presidente Mário Passos, diz zero sobre a sua posição. O que precisamos saber é se perante um eventual pedido, vai ou não aceitar o mesmo”, apontam ainda.
Para estes, esta decisão irá impactar diretamente a qualidade de vida da comunidade da freguesia de Lousado, que consideram já estar asfixiada por um grande aglomerado industrial.