O programa “Vai à Vila” da próxima semana terá como tema as propostas formativas e o programa Erasmus+. De 4 a 6 de maio, as instituições de ensino e entidades formadoras do concelho estarão presentes no Mercado da Formação. Nos dias 8 e 9 de maio, em comemoração ao Dia da Europa (9 de maio), haverá o Mercado Erasmus+, que contará com o Congresso Internacional “Erasmus+, um catalisador de transformações” e a Conferência “Desafios da Inteligência Artificial na Educação” no auditório da CESPU – Famalicão (Cooperativa de Ensino Superior Politécnico e Universitário), no dia 9 de maio, pelas 21h.
No Mercado da Formação, todos os estabelecimentos de ensino e entidades formadoras do concelho estarão presentes para apresentar a sua oferta educativa e formativa, dirigida aos jovens do 9º e 12º anos de escolaridade, e adultos interessados em formação qualificante. O mercado funcionará nos stands instalados na Praça D. Maria II, nos dias 4 e 5 de maio, das 09h15 às 13h e das 14h às 17h, sendo que no dia 5 o mercado fecha às 19h, e no sábado, dia 6, das 10h às 12h.
Quanto ao Mercado Erasmus+, este visa demonstrar, expor e divulgar os projetos, boas práticas e metodologias desenvolvidas nas ações dos diferentes parceiros do programa, apresentando e divulgando este trabalho à população. A mostra estará a funcionar das 14h30 às 18h30, no dia 8 de maio, e das 10h às 18h30, no dia 9.
Em ambos os mercados urbanos, haverá iniciativas dinamizadas pelos expositores presentes na tenda instalada nas traseiras da Fundação Cupertino de Miranda, com entrada livre. A exceção serão as atividades associadas ao Congresso Internacional “Erasmus+, um catalisador de transformações”, que decorre na Fundação Cupertino de Miranda e requer inscrição através do link https://forms.gle/r9eNDK8G24GsC75L8.
A acompanhar estas iniciativas, haverá animação de rua com o grupo de percussão, Bombos Com Vida, no sábado, dia 6 de maio, das 10h às 13h. Já no domingo, dia 7, haverá dança com a Artis – Academia de Bailado, durante o mesmo horário, e, a partir das 15h, a música tradicional portuguesa tomará conta do palco pelas mãos dos grupos famalicenses Folk 5 e Grupo de Cavaquinhos do Clube de Cultura e Desporto de Ribeirão (CCDR).
Recorda-se que os Mercados Urbanos fazem parte da iniciativa “Vai à Vila!”, um programa de animação regular do centro da cidade, que ocupará praticamente todos os fins de semana até ao final do ano, conciliando o novo centro urbano com uma intensa dinâmica cultural e lúdica. A programação do “Vai à Vila – Mercados Urbanos” pode ser acompanhada em www.famalicao.pt.