Famalicão
Famalicão: FabLab nasce para transformar ideias em realidade
Famalicão inaugura um novo espaço dedicado à criação, experimentação e inovação. O FabLab – Centro Maker é inaugurado esta quinta-feira, 28 de abril, pelas 14h30, pelo presidente da Câmara Municipal, Mário Passos, e vai estar instalado na Universidade Lusíada de Famalicão depois de um protocolo estabelecido entre esta instituição de Ensino Superior e a autarquia.
Trata-se de um laboratório de experimentação, prototipagem rápida e fabricação digital que oferece oportunidades de materialização de ideias, protótipos e conceitos para empreendedores, startups, micro e pequenas empresas, instituições de ensino e estudantes do concelho.
Estimular a criatividade e a inovação; disponibilizar à comunidade um espaço de partilha de conhecimentos, ideias e projetos e permitir o acesso a ferramentas e equipamentos tecnológicos para o desenvolvimento de ideias de negócio e/ou projetos, desde a sua conceção e prototipagem até ao teste e adaptação às necessidades do mercado e sua posterior aceleração e lançamento no mercado nacional e internacional são os grandes objetivos do Fab Lab.
Uma máquina de corte a laser, uma impressora 3D, uma fresadora, uma máquina de circuito interno e uma máquina de soldar são alguns dos equipamentos disponíveis neste laboratório.
Refira-se que para além do autarca famalicense, a inauguração desta quinta-feira vai também contar com a presença do Reitor da Universidade Lusíada, Afonso d’Oliveira Martins e do vereador da Educação e Ciência do município, Augusto Lima.
O espaço surge no âmbito do projeto POCTEP – Empreende Makers, do programa INTERREG V-A Espanha-Portugal 2014-2020 que tem como objetivo a criação e desenvolvimento de uma rede de empreendedorismo baseada em centros de prototipagem rápida e produção digital da Eurorregião Galiza/Norte de Portugal, denominados de Espaços Maker/FabLab (Fabrication Laboratory).
-
Paíshá 1 semana
Novo sismo abalou Portugal continental na tarde desta sexta-feira
-
Economiahá 5 dias
Idade para o acesso à reforma passa para os 66 anos e 9 meses em 2026
-
Desportohá 3 dias
FC Famalicão interessado em empréstimo do avançado Alex Forés do Villareal
-
Famalicãohá 17 horas
Operação de segurança rodoviária fiscalizou mais de 12 milhões de veículos no Natal e Ano Novo