Siga-nos nas redes

Famalicão

Exposição semi-antológica de Rui Aguiar inaugura sábado em Vila Nova de Famalicão

Publicado

em

 Uma exposição semi-antológica da obra de Rui Aguiar, que evoca as influências dos movimentos artísticos dos finais do século XIX e início do XX, é inaugurada no sábado, na Fundação Cupertino de Miranda, em Vila Nova de Famalicão.

A inauguração da mostra “Das raízes dispersas” está marcada para as 17:00, no Centro Português do Surrealismo, na Fundação Cupertino de Miranda, com a presença do artista e dos curadores Marlene Oliveira e Perfecto E. Cuadrado, segundo um comunicado desta entidade.

(continue a ler o artigo a seguir)


Emissão em direto da Fama Rádio e Televisão também disponível na Smart tv da sua casa. Instale grátis!



Nascido no Porto, em 20 de junho de 1944, Rui Aguiar reúne nesta exposição trabalhos inéditos datados do início da sua atividade até aos dias de hoje, compondo uma mostra semi-antológica, com algumas das suas obras mais significativas das décadas de 1970 até 1990, juntamente com obras mais contemporâneas, do universo da arte digital.

Nesta exposição, foi disposta, pelos curadores, uma seleção de trabalhos que revelam influências dos movimentos artísticos dos finais do século XIX e início do XX.

Com uma obra “experimental e eclética, à semelhança dos artistas da sua geração, essencialmente caracterizadora do abstracionismo e da Arte Povera, redescobrimos, nas suas obras, mais do que talvez esperássemos, as influências dos movimentos artísticos do início do século”, assinala a entidade, no comunicado.

“Sem ter estado ligado – por idade e pelo seu espírito livre – às atividades coletivas dos surrealistas portugueses, existem na sua obra (pinturas, desenhos, colagens, fotomontagens, assemblagens e objetos) fortes ligações com as práticas artísticas surrealistas, em diálogo de sucessivas justaposições, conjunções ou fusões com práticas vindas dos quatro pontos cardeais da Modernidade artística”, adianta.

A curadoria considera que a ocasião será “um momento para recordar e reconhecer conceitos que informaram o discurso poético e estético do artista, bem como um testemunho das raízes dispersas do movimento surrealista, e dos seus diferentes caminhos”.

“Itinerário de um artista “absolutamente moderno, que tem sabido, e sabe, que o assombro e o prazer do conhecimento e de dar realidade ao sentido da palavra (o verbo criador), própria de cada linguagem, é um privilégio de crianças e de artistas que sabem manter a maneira de dialogar com a realidade através do olhar selvagem, de que Breton falava”, comentam.

Licenciado em Engenharia Química-Industrial, Rui Aguiar prestou serviço na Marinha, entre 1971 e 1973, nos Açores, e ali foi um dos sócios fundadores da galeria Teia e forte impulsionador das galerias Degrau, na Ilha Terceira, e Francisco Lacerda, na Ilha de São Jorge.

Expõe regularmente desde 1972, em mostras individuais e coletivas, e de 1988 a 1989 desenvolveu uma investigação plástica como bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian.

Está representado em diversas coleções e museus, nomeadamente no Museu de Arte Contemporânea – Fundação de Serralves, no Porto, no Centro de Arte Moderna – Fundação Calouste Gulbenkian, em Lisboa, no Museu Amadeu Souza Cardoso, em Amarante, e no Museu de Arte Contemporânea da Bienal de Cerveira.

A exposição “Das raízes dispersas” estará patente ao público até dia 10 de setembro de 2022.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

LER JORNAL

pub

Artigos Recentes

Paíshá 10 minutos

Colisão rodoviária em cadeia envolve três veículos na Trofa

Três veículos estiveram envolvidos, na manhã desta quarta-feira, numa colisão rodoviária em cadeia na Trofa. Tudo aconteceu na Estrada Nacional...

Desportohá 42 minutos

Famalicão: “Caminhada Solidária” e “Trail Kids” para apoiar APPACDM realiza-se este domingo

Realiza-se este domingo uma “Caminhada Solidária”, cujos fundos angariados irá reverter a favor da APPACDM – Associação Portuguesa de Pais...

Famalicãohá 1 hora

Famalicão: Recebe “Marcha Pela Paz e Liberdade” a 29 de maio

Famalicão recebe, no dia 29 de maio (quarta-feira) a “Marcha Pela Paz e Liberdade ONU” um evento promovido pelo Agrupamento...

Desportohá 2 horas

Famalicão: Futebolista de Lousado vai disputar eliminatória da Liga dos Campeões

O futebolista famalicense Luís Carlos Veloso Pereira, conhecido por Luca Pereira, natural de Lousado, prepara-se para disputar os jogos referentes...

Famalicãohá 2 horas

Famalicão: Idosa caída dentro de habitação resgatada com recurso a plataforma elevatória dos bombeiros

Uma mulher idosa sofreu uma queda na sua residência em Calendário, acabando por ficar imóvel e impedida de abrir a...

Famalicãohá 3 horas

Famalicão: 12 detidos e centenas de doses de droga apreendidas

Um grupo de 12 indivíduos foi detido pela PSP, em Famalicão, no decurso de um processo em investigação pelo crime...

Bragahá 15 horas

The Gift, David Carreira e Ana Malhoa animam São João de Braga este verão

The Gift, David Carreira e Ana Malhoa são os destaques da edição 2024 do São João de Braga, que vai...

Famalicãohá 16 horas

Famalicão: Pedro Alves eleito como Vice-Presidente Distrital do Chega

O núcleo bracarense do partido Chega levou a cabo a eleição dos membros da sua Comissão Política Distrital, resultando na...

Famalicãohá 17 horas

Atriz famalicense Kika Magalhães interpreta vítima de tráfico humano em filme rodado em Los Angeles

O filme luso-americano “A Rapariga no Banco de Trás”, que se estreia a 16 de maio nos cinemas portugueses, é...

Famalicãohá 18 horas

Famalicão: Atualizações indicam prolongamento da chuva até domingo

Afinal, o tempo mais chuvoso deverá manter-se por um período mais longo no concelho de Famalicão, assim indicam as previsões...

Arquivo

Mais Vistos