O Famalicão ganhou, esta segunda-feira, ao Amora 4-2 e apurou-se para a final da Taça de Portugal feminina de futebol, prova em que já tinha vencido na primeira mão das meias-finais as amorenses por 3-0.
Após o êxito no Parque do Serrado, na Amora, concelho do Seixal, o conjunto de Vila Nova de Famalicão conseguiu um apuramento inédito para a final da prova ‘rainha’, que se realiza em 28 de maio, no Estádio Nacional, no Jamor, diante do Sporting, que tinha afastado o Sporting de Braga no outro embate das meias-finais.
Tranquilo desde o apito inicial por ter trazido um resultado de 3-0 da primeira mão, o Famalicão dominou por completo o primeiro tempo e materializou esse ascendente com os três golos obtidos antes do intervalo por Sara Monteiro (21 minutos), Paty Llanos (43) e Ana Capeta (45+1).
Com uma desvantagem acumulada de 6-0, o Amora entrou mais atrevido no segundo tempo e conseguiu, ao contrário do tinha feito na primeira parte, acercar-se com perigo da área contrária. A reação foi premiada com o golo apontado por Ana Rocha, que, aos 58 minutos, reduziu para 3-1.
Depois do golo sofrido, o Famalicão reagiu e voltou a estar por cima no jogo, tendo Fernanda Tipa anotado, na conversão de um livre direto, o 4-1 para a equipa treinada por Jorge Barcellos.
Em superioridade numérica nos minutos finais, devido à expulsão da guarda-redes Rute Costa, aos 81 minutos, por derrubar adversária que ficaria isolada, o Amora amenizou a derrota num golo marcado por Mafalda Araújo, aos 87 minutos, que fixou o resultado em 4-2 favorável ao Famalicão, que confirmou o seu apuramento para a final da Taça de Portugal com um total acumulado de 7-2.