Siga-nos nas redes

Famalicão

Famalicão: Parque da Devesa recebe espetáculos do Quadrilátero Cultural 2021

Publicado

em

A programação do projeto Quadrilátero Cultural 2021 vai percorrer Vila Nova de Famalicão, Braga, Barcelos e Guimarães com quatro “conceitos artísticos”, que pretendem “colocar a arte e os elementos culturais imateriais” ao serviço da população, foi hoje anunciado.

Cada uma daquelas cidades vai apresentar um espetáculo diferente: Famalicão participa com novo circo, Braga com concertos de piano, Guimarães com dança e Barcelos com a vinda a Portugal do guitarrista alemão Joscho Stephan, revelou hoje, em conferência de imprensa, a Associação de Municípios de Fins Específicos Quadrilátero Urbano.

(continue a ler o artigo a seguir)


Emissão em direto da Fama Rádio e Televisão também disponível na Smart tv da sua casa. Instale grátis!



O projeto, que conta com um orçamento de “cerca de 300 mil euros”, financiado a 100% por fundos comunitários, pretende “dinamizar a cultura e circulação de espetáculos, dinamizar associações, promover a imagem da região e valorizar o património cultural material e imaterial”, contribuindo para a “coesão territorial” entre os quatro concelhos que integram o Quadrilátero Urbano.

Os espetáculos vão acontecer entre 01 de maio e setembro em vários locais das quatro cidades, sendo que todos são de acesso gratuito.

Famalicão apresenta o circo contemporâneo através do espetáculo “Local”, do Instituto Nacional de Artes de Circo.

A câmara de Barcelos vai, assim, apresentar “Instrumentistas de Exceção”, contando com o espetáculo do Joscho Stephan Trio.

Além do concerto, o músico dará uma ‘masterclass’, entre os dias 21 e 24 de agosto de 2021, no Theatro Gil Vicente, em Barcelos.

A câmara de Braga vai apresentar o Ciclo de Piano Contemporâneo, que integra “músicos de excelência” como João Paulo Esteves da Silva e Filipe Raposo, Dada Garbeck, Júlio Resende e Rui Massena.

O município de Guimarães apresenta dança contemporânea através da peça “Vaamo share oque shop é Beiro Pateiro”, da coreógrafa Vera Mantero, acompanhada pela companhia Dançando com a Diferença, que vão trabalhar movimento, a dança e a arte, nos limites da capacidade do corpo.

“As datas estão ainda por definir. Nos tempos que vivemos, devido à pandemia, precisamos desta flexibilidade de datas, até porque também estamos condicionados a indicações de segurança sanitária”, explicou o coordenador do projeto, Nuno Cunha.

O projeto inclui também atividades paralelas de capacitação, envolvimento da comunidade e agentes locais, de contacto com os produtos da região e de conhecimento como oficinas, chamadas à comunidade, integração de artistas locais nos espetáculos, entre outras.

A programação integra ainda outros momentos que “contribuem para a colocação da arte e dos elementos culturais imateriais deste território ao serviço das pessoas, incentivando um novo olhar sobre os elementos que o compõem”, como registos fotográficos, de vídeo e instalações artísticas.

Os espetáculos vão percorrer locais públicos dos quatro concelhos, como o Parque da Devesa em Famalicão, os tanques de couro, em Guimarães, a frente ribeirinha de Barcelos, o Parque da Ponte em Braga, entre outros.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

LER JORNAL

pub

Artigos Recentes

Desportohá 5 horas

GD ESTORIL, 1 X FC FAMALICÃO, 0 – Resultado final

ESTORIL X FC FAMALICÃO – Acompanhe a Jornada 31 da Primeira Liga Portuguesa com a Fama Rádio. 34′ Estoril Praia:...

Famalicãohá 7 horas

Famalicão: Vem aí uma segunda-feira sem chuva e máximas de 18.º graus

Famalicão espera uma segunda-feira sem chuva, embora com céus nublados, assim indicam as previsões do Instituto Português do Mar e...

Famalicãohá 7 horas

Famalicão: Agrupamento de Escolas Camilo Castelo Branco recebe Bandeira da Ética

A candidatura do projeto “#aeccbplogging” do Agrupamento de Escolas Camilo Castelo Branco (AECCB), em Famalicão,  à certificação da Bandeira da...

Famalicãohá 8 horas

Famalicão: Maria José Gonçalves reeleita presidente do Bombeiros de Riba de Ave

Maria José Gonçalves foi reeleita, esta sábado, como presidente da Direção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Riba de...

Famalicãohá 11 horas

Ymotion lança 10ª edição com novidades para os mais jovens

Este sábado foi lançada a décima edição do Ymotion – Festival de Cinema Jovem de Famalicão, numa apresentação guiada pelo...

Famalicãohá 11 horas

Famalicão: Escuteiros de Ruivães celebram 50 anos e inauguram nova sede

O Agrupamento de Escuteiros de Ruivães inaugurou, este domingo, a sua nova sede, que é resultado da recuperação de um...

Famalicãohá 11 horas

BV Famalicenses reuniram sete corpos de bombeiros do país em desafio competitivo

Decorreu, este sábado, o “1º Firerescue Extreme Challenge” dos Bombeiros Voluntários Famalicenses, uma prova organizada pela Seção Desportiva e Cultural...

Desportohá 11 horas

Famalicão: Pedro Almeida foi terceiro no CPR do Rali D’Aboboreira

O piloto famalicense Pedro Almeida terminou o Rali D’Aboboreira, disputado este fim de semana, no terceiro lugar entre os pilotos...

Famalicãohá 13 horas

Famalicão: Escola D. Sancho I vence Concurso das Olimpíadas de Educação Financeira

Os estudantes da turma do curso profissional de Logística da Escola Secundária D. Sancho I, em Famalicão,  foram os vencedores...

Desportohá 14 horas

FC de Famalicão defronta hoje o Estoril. Armando Evangelista quer um jogo que dignifique o clube

O Futebol Clube (FC) de Famalicão desloca-se este domingo ao Estoril Praia para o jogo da 31ª jornada da I...

Arquivo

Mais Vistos