Depois de uma notícia da Fama TV, avançada na última semana, que dava conta de uma cegonha-branca que se havia tornado uma presença habitual num campo agrícola, na freguesia de Vermoim, um nossos seguidores acredita ter descoberto o seu ninho, ou talvez de uma das suas “primas”, que habitam em diversos ninhos que criaram nesta região.
A localização é uma chaminé, na rua dos Moinhos, no parque industrial da empresa Riopele, na freguesia de Pousada de Saramagos.
Esta cegonha terá aproveitado a chaminé desativada, em grande altitude para construir a sua “casa”, que já habitada, tal como mostram as imagens captadas.
As cegonhas preferem construir, habitualmente, os seus ninhos em locais altos e estáveis, tais como, torres de igrejas, postes elétricos e árvores altas, ou chaminés, como neste caso.
Estes locais são escolhidos pela proteção que oferecem contra predadores assim como nas vantagens providenciadas na localização e recolha de alimento.
EM declarações à Fama TV, na última semana, Vasco Flores Cruz, ecólogo do concelho de Famalicão e profundo conhecedor da fauna local, explicou que esta será uma aparição cada vez mais corrente, já que cegonha-branca é uma espécie em expansão em Portugal, contando-se, na região Norte-Litoral de Portugal, pelo menos 20 ninhos, estando localizados “três ou quatro” destes no vale do rio Este, no qual se incluem algumas freguesias do norte de Famalicão.