Depois de alguns dias de sol e temperaturas relativamente altas, o distrito de Braga acordou, esta sexta-feira, com um Aviso Amarelo devido à “Queda de neve acima de 1100 m, com acumulação que poderá ser até 5 cm acima de 1200 m. Impactos Prováveis: Perturbação causada por queda de neve com acumulação e possível formação de gelo (p. ex., vias condicionadas ou interditas, danos em estruturas ou árvores, abastecimentos locais prejudicados), assim indicam as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera.
Este fator está unido às previsões de chuva que se irão alongar ao longo de todo o dia e madrugada.
Os termómetros deve subir até aos 16.º graus, enquanto que as temperaturas mínimas podem descer até aos 6.º graus.
O aviso amarelo, o menos grave numa escala de três, incide entre as 21:00 de sexta-feira e as 12 horas de sábado, abrangendo os distritos de Braga, Bragança, Castelo Branco, Guarda, Porto, Viana do Castelo, Vila Real e Viseu.
Os impactos prováveis, segundo o IPMA, prendem-se com perturbações causadas pela queda de neve e possível formação de gelo, levando por exemplo a corte ou condicionamento no trânsito em algumas estradas, danos em estruturas ou árvores, e abastecimentos locais prejudicados.
Segundo as previsões divulgadas na página oficial, na sexta-feira as temperaturas mínimas variam entre os seis e os 13 graus celsius, no continente, e as máximas entre os 12 e os 20 graus. As temperaturas mais baixas serão nas regiões norte e interior norte e centro.