Site icon Fama Rádio e Televisão

Famalicão: Encontro “Profissional de Primeira” oferece promove ensino profissional para jovens

O Auditório da CESPU em Famalicão recebe, na próxima segunda-feira o encontro “Profissional de Primeira”, dedicado aos jovens em situação de busca por formação profissional e especialização, contando com a presença de Amadeu Dinis, presidente da Associação Nacional de Escolas Profissionais (ANESPO), Carlos Vieira da Católica Porto Business School, Vitor Freitas, CEO da Leica e Renato Cunha do Restaurante Ferrugem e ex-aluno do Ensino Profissional.

Num concelho que tem no Ensino Profissional uma das suas maiores apostas, esta é uma estratégia alinhada com o que é o diagnóstico concelhio de necessidades de formação, que procura responder aos perfis identificados pelas empresas, com oferta nas várias escolas e centros tecnológicos especializados existentes no plano local.

Esta é uma inciativa inserida na campanha de desenvolvimento criada com a Rede Local de Educação e Formação visando delinear uma estratégia alinhada com o que é o diagnóstico concelhio de necessidades de formação, que procura responder aos perfis identificados pelas empresas, com oferta nas várias escolas e centros tecnológicos especializados existentes no concelho.

Neste sentindo, têm sido iniciadas ações de trabalho sistematizado com os alunos do Ensino Básico e Secundário para que conheçam melhor a oferta formativa e para que sejam capazes de realizar escolhas vocacionais esclarecidas, com diversas iniciativas como oficinas de desenvolvimento de competências de empregabilidade, ‘Opendays’ nas mais de 60 empresas parceiras dos projetos educativos, miniestágios, conversas com profissionais ou oficinas de empreendedorismo.

Como reflexo desta estratégia municipal, nota-se ainda a campanha intitulada “Profissional de Primeira”, recentemente lançada pela autarquia. Esta campanha posiciona o Ensino Profissional como a primeira escolha e de primeira qualidade, sendo um ensino gerador de ‘profissionais de primeira’. Tal capacidade de resposta aos desafios do mercado de emprego e ao crescimento da economia empreendedora de Vila Nova de Famalicão reflete-se na campanha.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Exit mobile version