Siga-nos nas redes

Famalicão

Empresários do Minho aplaudem ideia de construção de metro de superfície para ligação entre Famalicão, Barcelos, Braga e Guimarães

Publicado

em

A Associação Empresarial do Minho (AEM) aplaudiu hoje a ideia de construção de um metro de superfície entre as cidades de Braga, Barcelos, Famalicão e Guimarães, considerando que daria resposta ao “problema real” da mobilidade de trabalho.

Em comunicado, a AEM sublinha que, a concretizar-se, aquela será uma resposta a longo prazo, mas considera “estrutural” encontrar soluções que consigam dar uma resposta mais imediata ao problema da mobilidade de trabalho intermunicipal.

emissão em direto da famatv

Um problema que, alerta a associação, “a prolongar-se no tempo terá consequências socioeconómicas nefastas para a região e para as suas pessoas”.

Na terça-feira, os presidentes das câmaras de Barcelos, Braga, Vila Nova de Famalicão e Guimarães defenderam a construção de um metro de superfície que una aquelas quatro cidades do Minho.

Hoje, a AEM manifesta “agrado e entusiasmo” pela posição dos autarcas.

“Da nossa parte, e como agentes congregadores de tecido empresarial do Minho, seremos uma parte ativa e cooperante na concretização deste projeto que dará resposta, a longo prazo, a um problema real que afeta todas as empresas da região e que tem a ver com a mobilidade de trabalho intermunicipal”, lê-se no comunicado.

A AEM diz acreditar que é possível uma resposta “mais imediata” com os recursos de mobilidade existentes e, nesse sentido, vai solicitar audiências com as quatro autarquias, de forma a promover coletivamente uma cimeira de mobilidade intermunicipal.

Nessa cimeira, quer ver representadas todas as empresas e entidades que operam na região, bem como as autarquias e o poder central, no sentido de se encontramos uma solução que viabilize, num tempo mais curto, uma solução intermunicipal integrada.

Os presidentes dos quatro municípios já decidiram solicitar junto da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-N) e do Eixo Atlântico dois estudos: um relativo à viabilidade económica do projeto e o outro sobre os impactos económicos e sociais do mesmo para a região do Minho.

Paralelamente, os autarcas vão apresentar a ideia de investimento junto do Governo, nomeadamente aos ministros das Infraestruturas e da Coesão Territorial.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

LER JORNAL

pub

Artigos Recentes

Paíshá 14 minutos

Cerca de 250 bombeiros sofreram ferimentos de trabalho nos últimos 2 anos

Cerca de 250 bombeiros voluntários sofreram ferimentos em serviço nos últimos dois anos e meio, segundo dados avançados à Lusa...

Famalicãohá 27 minutos

Já se ouvem os motores do Rally de Famalicão

Este sábado, bem cedo arranca mais uma edição do Rally de Famalicão.Na tarde desta sexta feira no Central Park de...

Famalicãohá 1 hora

Famalicão: Vermoim celebra Dia Mundial da Criança com tarde de diversão para os mais novos

A Junta de Freguesia de Vermoim e a Associação de Pais (EVAP) unem-se para celebrar, neste dia 01 de junho,...

Desportohá 2 horas

Famalicão: Sub-16 e Sub-18 do FamaBasket disputam meias-finas da Taça AB Braga

Os atletas dos escalões Sub-16 e Sub-18 do coletivo famalicense FamaBasket garantiram a sua presença na fase final da disuta...

Paíshá 2 horas

Só entre janeiro e abril já morreram 49 pessoas afogadas. A maioria em banhos de lazer

Quarenta e nove pessoas morreram afogadas em Portugal continental nos quatro primeiros meses do ano, o valor mais alto desde...

Famalicãohá 3 horas

Famalicão: Incêndio deflagra em veículo em Joane

Um incêndio deflagrou num veículo, na tarde desta sexta-feira, na rua de Laborins, junto ao posto da GNR da vila...

Desportohá 3 horas

Famalicão: Gavião convida para 16.ª Corrida Popular e Caminhada Solidária

O Grupo Recreativo de Gavião volta a realizar, no dia 15 de junho (sábado) a 2.ª Caminhada Solidária e 16.ª...

Paíshá 4 horas

Bispos portugueses reunidos com Papa Francisco para apresentar desenvolvimentos no combate aos abusos

O presidente da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), José Ornelas, apresentou hoje ao Papa Francisco o trabalho que a Igreja portuguesa...

Famalicãohá 5 horas

“Deixe um Livro e Leve Outro” na Biblioteca Municipal de Famalicão e polos de leitura associados

Decorre na Bibiloteca Municipal de Famalicão, até este sábado, a iniciativa “Troca por Troca: Deixe um Livro, Leve Outro”, dedicado...

Famalicãohá 6 horas

Famalicão: Dois condutores detidos com excesso de álcool

Um homem com 49 anos foi detido pela PSP, esta quinta-feira, por condução com excesso de álcool no sangue. Submetido...

Arquivo

Mais Vistos