Siga-nos nas redes

Famalicão

Famalicense Nuno Melo será reeleito presidente do CDS-PP este fim de semana

Publicado

em

O CDS-PP reúne-se em congresso no fim de semana para reeleger Nuno Melo como presidente e escolher os novos órgãos do partido, cerca de um mês depois das legislativas que marcaram o regresso dos centristas ao Governo.

O 31.º Congresso dos centristas vai decorrer entre sábado e domingo no Pavilhão Cidade de Viseu.

O atual presidente do CDS-PP, Nuno Melo, recandidata-se à liderança do partido, sem oposição. É líder desde 2022 e recandidata-se para um mandato de mais dois anos, até 2026.

O regulamento do 31.º Congresso determina que “para serem candidatos a presidente do partido, os militantes terão de ser primeiros subscritores de uma moção de estratégia global”, documento que tem como objetivo “fixar a orientação geral do partido”.

A moção de estratégia global de Nuno Melo é intitulada “Tempo de Crescer”. Também a Juventude Popular, estrutura que representa os jovens centristas, apresentou a moção “Assegurar o Futuro”.

O arranque da reunião magna está previsto para as 10:00 de sábado com a intervenção do presidente do congresso, José Manuel Rodrigues.

Os trabalhos seguem com a apresentação dos relatórios de atividade do Conselho Nacional de Jurisdição, da Secretaria-geral e da Comissão Política Nacional.

Ainda de manhã está prevista a apresentação e votação da proposta de nova Declaração de Princípios do CDS-PP, elaborada por um grupo liderado por António Lobo Xavier. O documento tem como título “Livre, democrático e social” e visa atualizar o texto originário, de julho de 1974.

Entre as novidades da nova Declaração de Princípios, apresentada em setembro, está a rejeição dos populismos e a garantia de que o CDS respeita as “orientações pessoais”.

O texto, atualizado 50 anos depois da fundação do partido, será apresentado pelo presidente do congresso, José Manuel Rodrigues, que é também líder do CDS/Madeira e presidente do parlamento regional.

Entre as 12:30 e as 21:30 vai decorrer a apresentação, discussão e votação das moções de estratégia globais, seguindo-se a apresentação das três moções de estratégia setoriais: “Agricultura e ambiente – uma aliança virtuosa para a mitigação das alterações climáticas”; “A direita da sustentabilidade”; “A necessidade de ‘marketing’ urgente”.

O primeiro dia de congresso do CDS-PP termina com a apresentação, discussão e votação das propostas de alteração aos estatutos do partido.

No domingo, segundo e último dia do congresso, está prevista a eleição dos órgãos nacionais do partido e a sessão de encerramento, com o discurso do presidente eleito.

De acordo fonte da organização do congresso, estarão presentes cerca de 1.300 delegados.

Esta reunião magna decorre numa altura em que o CDS-PP volta a estar no parlamento e no Governo.

Depois de não ter conseguido eleger qualquer deputado nas legislativas de 2022, o CDS-PP ficou dois anos afastado da Assembleia da República, onde não teve representação parlamentar.

Nas últimas eleições, no dia de março, às quais concorreu integrado na coligação Aliança Democrática (AD), o CDS-PP assegurou o regresso ao parlamento, com um grupo parlamentar de dois deputados: Paulo Núncio e João Almeida.

Os centristas integram também o Governo liderado por Luís Montenegro. Nuno Melo é ministro da Defesa Nacional, Álvaro Castello-Branco é secretário de Estado Adjunto e da Defesa Nacional e Telmo Correia é secretário de Estado da Administração Interna.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

pub

LER JORNAL

Artigos Recentes

Paíshá 1 hora

Cada golo da ‘final four’ da Taça da Liga vai valer dois equipamentos especializados para os bombeiros

Cada golo marcado na ‘final four’ da Taça da Liga de futebol vai valer dois equipamentos de telecomunicação às corporações...

Regiãohá 3 horas

Despiste e colisão aparatosa na Trofa termina com capotamento em rua de sentido único

Um veículo ficou capotado ao início da noite desta segunda-feira, na Trofa, no seguimento de um despiste seguido de colisão,...

Paíshá 4 horas

Tribunal condena cinco elementos da GNR por colaboração na exploração de jogos ilegais

O Tribunal da Feira condenou esta segunda-feira cinco militares da GNR a penas de prisão, substituindo as penas a dois...

Famalicãohá 4 horas

Famalicão: Temperaturas sobem 3 graus numa terça-feira com chuvas leves

Famalicão espera, esta terça-feira, um dia com probabilidade de chuviscos, ou chuvas leves, que se vão prolongar ao longo da...

Paíshá 5 horas

Ex-ministro do PSD António Couto dos Santos perde a vida após acidente num campo de golfe em Matosinhos

O antigo ministro social-democrata António Couto dos Santos é o morto hoje encontrado a boiar num lago no Citygolf, na...

Póvoa de Varzimhá 5 horas

Mulher arrastada pelo mar da Póvoa de Varzim encontrada sem vida após operações de busca

Uma mulher perdeu a vida, na manhã desta segunda-feira, na sequência de um afogamento no mar da Póvoa de Varzim....

Regiãohá 6 horas

Colisão fez um ferido e cortou circulação ao início da tarde na EN105 em Vila das Aves

Uma pessoa ficou ferida, ao início da tarde desta segunda-feira, na sequência de uma colisão rodoviária que envolveu dois veículos...

Famalicãohá 7 horas

GNR: 714 infrações de trânsito e mais de 80 acidentes registados no distrito de Braga na última semana

O Comando Territorial da Guarda Nacional Republicana do distrito de Braga levou a cabo um cojunto de operações, entre os...

Famalicãohá 10 horas

Famalicão: Igreja Paroquial de Cruz recebe XII Encontro de Reis a 18 de janeiro

A Unidade Pastoral das freguesias de Gavião, Cruz e Requião convida a comunidade para a 12.ª edição do seu Encontro...

Famalicãohá 10 horas

Famalicão: Fugir ao trânsito da EN14 mais fácil após requalificação da Rua Central de Candeeira em Ribeirão

A Junta de Freguesia de Ribeirão congratula-se com a conclusão da primeira fase das obras de requalificação da Rua Central...

Arquivo

Mais Vistos