Famalicão
Famalicão: Freguesias do concelho recebem mais de 8 milhões de euros para requalificação de infraestruturas e novos projetos

A Câmara Municipal de Famalicão procede à transferência de mais de 8 milhões de euros às freguesias do concelho, foi assim deliberado pelo executivo municipal, nas duas Reuniões de Câmara, realizadas a 10 de abril e a 20 de março. Tais apoios surgem, ora através de forma direta, ora por via de delegação de competências, e destinam-se a realização de novos projetos e intervenções em infraestruturas existentes, totalizando 4,6 milhões de euros, revela o município.
“A deliberação dos apoios diretos às juntas de freguesia envolve um montante global de 2.1 milhões de euros. Através da delegação de competências foi também deliberada a transferência de verbas no valor de 2.5 milhões de euros”, infroma ainda o município.
Tais verbas visam, em Fradelos, a ampliação e remodelação da Casa da Cultura, construção da rede de águas residuais na Urbanização Aldeia Nova, Rua da Portela e Rua Anjo do Pinhal e requalificação da Rua de Sapugal.
Na vila de Joane, servirá para proceder à repavimentação da Travessa da Habitorre, da Rua da Lameira e pavimentação da Rua da Torre e Rua do Souto.
Em Landim, será construída uma rede de drenagem de águas residuais na Avenida da Vistoria, para além da elaboração de um projeto para a sede da Junta de Freguesia, fornecimento e colocação de luminárias em LED na Alameda do Mosteiro e pavimentação da Travessa Cândido Queirós
Lousado irá beneficiar de obras de recuperação do piso do antigo edifício escolar e pavimentação da Rua da Circulação, Rua Fonte dos Castanheiros, Rua Desembargador Costa Reis e António Fonseca.
Destaque também para a conclusão da 2.ª fase da construção da Capela Mortuária em Mogege e construção de um espaço polivalente (3ª fase), reabilitação do polidesportivo e construção de um monumento de homenagem aos Ferroviários e aos 150 anos da estação, em Nine.
Oliveira Santa Maria terá obras de requalificação da rede de águas pluviais na Rua de São Martinho e Rua da Urbanização de São Martinho, pavimentação de parte da Rua de São Sebastião, beneficiação da Avenida 25 de Abril e construção de um monumento de homenagem aos ex combatentes.
Ao mesmo tempo, Pedome espera a construção de um monumento de homenagem aos ex combatentes) e Riba de Ave a pavimentação da Rua Luís de Camões e da Rua Joaquim Ferreira.
Para a vila de Ribeirão é esperada a requalificação da Rua do Xisto (2.ª fase), construção do laboratório artístico (1.ª fase), pavimentação e passeios na Rua de Cabinda, obras de requalificação da Rua das Lágrimas, troço entre a Rua da Cerejeira e Rua do Rosário, e pavimentação da Rua Central da Candeeira.
Foco ainda para a (pavimentação da Rua do Tojão, Rua das Tílias e Praceta da Bela Vista, em Vale S. Martinho e pavimentação de parte da Rua António Vinhas, em Vilarinho das Cambas.
Antas e Abade de Vermoim terão o alargamento do muro contíguo à Sede dos Escuteiros, e a União de Freguesias de Arnoso e Sezures, assim como a pavimentação da Avenida de Casais e Avenida da Agra e construção da Casa de Arnoso (3ª Fase), obras de requalificação da Rua Dr. Antero Martins, Largo Nossa Senhora do Fastio e Rua Eng.º Pinheiro Braga, pavimentação da Rua de Codeçoso e da Rua Joaquim Braga Bastos.
Para Carreira e Bente, a requalificação da cobertura do edifício da Associação de Idosos da Carreira e construção da rede de drenagem de águas residuais na Rua do Ribeiro.
Esmeriz e Cabeçudos vão verificar a construção de uma estrutura para a instalação de uma caixa de multibanco (em Cabeçudos), ampliação do cemitério de Cabeçudos e pavimentação da Rua de Santarém e de parte da Avenida Dr. Carlos Bacelar.
Gondifelos, Cavalões e Outiz vão beneficiar da pavimentação da Rua de Campolinhos e Rua do Nabais, montagem da cobertura do campo de jogos de malhas no Parque Desportivo de Outiz; instalação de uma lona no palco existente no Parque de Lazer de Gondifelos e pavimentação da Rua Bispo Dom Luís Almeida.
A União de Freguesias de Lemenhe, Mouquim e Jesufrei recebe a construção de uma garagem no espaço envolvente ao Santuário da Nossa Senhora do Carmo, instalação de um parque infantil na Rua Nossa Senhora do Carmo, reparação da rede de águas pluviais na Rua de Castelhana, construção da rede de águas residuais na Rua de Lijó, repavimentação da Rua da Gandra, da Rua da Castanheira e da Rua do Tarrio e reconstrução de muro na Rua Pedre Domingos Alves Pereira.
À União de Freguesias de Ruivães e Novais, este apoio é atribuido para a conclusão dos trabalhos de cobertura dos campos de Petanca, na antiga EB1 de Novais, e requalificação do parque desportivo da Corredoura.
Na União de Freguesias de Vale S. Cosme, Telhado e Portela teremos obra de beneficiação da Rua da Boucinha e da Avenida de Crasto. Na freguesia de Bairro, irá decorrer a pavimentação da Rua Fábrica de Bairro (CM 1533).
Nota ainda para os apoios concedidos às freguesias de Brufe (obras de arranjos exteriores na rua António José Faria Brandão), Castelões (pavimentação da Rua Padre Fonseca e Castro), Cruz (construção da rede de águas residuais na Rua da Ponte e Rua da Agricultura, alargamento e construção de passeios na Avenida de Pousada e na Avenida da Aldeia Nova), Delães (construção da rede de águas residuais na Rua de Carrezedo e Rua do Pico a Quelha), Gavião (pavimentação da concordância entre a Rua de Queirão com a Rua da Agra e execução de passeios na Rua das Quintães), Louro (pavimentação da Rua Joaquim Campos), Oliveira S. Mateus (pavimentação da Rua Salgado Lobo), Pousada de Saramagos (construção da rede de abastecimento e rede de águas residuais na Rua Comendador Aníbal da Costa Oliveira), Vermoim (pavimentação da Avenida São José do Monte e pavimentação da Rua de Vinhó), União de Freguesias de Avidos e Lagoa (construção da rede de águas residuais na Rua da Quelha), União de Freguesias de Seide (obras de arranjo urbanístico na Urbanização da Igreja, elaboração do projeto elétrico para a requalificação do Parque da Agrinha, pavimentação da Rua José Joaquim Sousa Guimarães e requalificação do Jardim de Infância de Seide S. Miguel).
“Entre apoios financeiros, verbas livres e transferências de competências, este ano o Município de Famalicão já aprovou mais de 8 milhões de euros para as freguesias”, lembra ainda a Câmara Municipal.

-
Paíshá 1 semana
Escolas vão passar a dispor de um psicólogo por cada 500 crianças no próximo ano letivo
-
Desportohá 7 dias
FC Famalicão volta a vencer e segura sétimo lugar
-
Desportohá 4 dias
Sub-23 do FC Famalicão vencem Estrela da Amadora por 2-1
-
Paíshá 2 dias
Instituto de Socorros a Náufragos reforça vigilância nas praias para estas férias da Páscoa