Famalicão
Famalicão: Amadeu Dinis assume presidência da ANESPO – Associação Nacional de Escolas Profissionais
O diretor da CIOR, escola profissional de Famalicão foi escolhido como o novo presidente da ANESPO, Associação Nacional de Escolas Profissionais.
Sobre este momento, o próprio referiu que “se durante muito tempo o Ensino Profissional foi considerado o parente pobre da Educação, hoje é visto como uma oportunidade. A escola não tem que dar conteúdos, a escola tem que dar competências e da CIOR saem todos os anos excelentes jovens, tão bem preparados para prosseguirem estudos na universidade, como para ingressarem no mercado de trabalho e serem excelentes profissionais”, fez questão em assinalar no momento desta tomada de posse.
À frente dos destinos da CIOR desde 1986, Amadeu Dinis destaca a apresentação do perfil do ensino profissional como primeira oportunidade e não segunda, sobretudo depois desta vertente de aprendizagem ter sido, no passado, amplamente considerada como um “parente pobre da Educação”, reflete.
Uma aposta há muito abraçada pela comunidade famalicense, nomeadamente pela autarquia, a quem Amadeu Dinis teceu rasgados elogios pela forma “pioneira como tem encarado a área da Educação”, mas também pelo tecido empresarial que hoje olha para os estudantes do Ensino Profissional como “potenciais ativos das suas empresas”.
“Famalicão é um concelho extraordinário no que toca à criação de emprego de qualidade, com um grupo de clusters interessantíssimos, desde a indústria aos serviços, e os nossos cursos vão ao encontro daquilo que Famalicão necessita”, acrescentou, apontando a título de exemplo o projeto da CIOR para a implementação de um Centro Tecnológico Especializado (CTE) para o setor da Metalomecânica.
O percurso do diretor da CIOR e a sua recente eleição para a frente da direção da ANESPO mereceram a atenção do presidente da autarquia, Mário Passos, que o apontou como um dos Rostos de Famalicão Região Empreendedora Europeia. “Esta eleição não acontece por acaso. É fruto de muitos anos de dedicação à escola e ao Ensino Profissional e estou certo de que também na ANESPO o Amadeu Dinis dará um excelente contributo ao país”.
Recorde-se que ao longo deste ano e através do Roteiro “Os Rostos da EER”, Mário Passos dará a conhecer muitos dos nomes que ajudam a posicionar Vila Nova de Famalicão como uma das maiores e mais pujantes economias do país e a impulsionar o ADN empreendedor do concelho.
PASSOU EM DIRETO
-
Desporto1 semana ago
Formações jovens do FC Famalicão disputam dois jogos este domingo
-
Famalicão7 dias ago
Famalicão: Vila de Ribeirão já beneficiou de 1 milhão de euros para obras em 2024
-
Famalicão5 dias ago
Famalicão: Alunos da Didáxis entregam lucros da sua Caminhada Solidária à HumanitAVE
-
Região3 dias ago
Projeto “Acelerar o Norte” vai ajudar empresas locais no processo de transição digital