Siga-nos nas redes

Famalicão

Famalicão: Jantar solidário em prol da fundação “Make-a-Wish” reuniu Manuel Serrão e outras personalidades em Brufe

Publicado

em

A Associação de pais da Escola Conde São Cosme e Associação de pais da Escola Camilo Castelo Branco, que engloba os encarregados de educação do agrupamento de escolas com o mesmo nome, realizaram, no dia 01 de abril, um jantar solidário em beneficio da fundação “Make-A-Wish”, no Solar da Vila, na freguesia de Brufe, em Famalicão.

O evento contou com a presença de várias figuras ilustres, que incluíram o vereador da Educação da Câmara Municipal de Famalicão, Augusto Lima, em representação da autarquia, Tiago Velho, Manuel Serrão, personalidade conhecida dos portugueses, ligada ao mundo do futebol, e não só, que voluntariamente se uniu a esta causa, quando tomou conhecimento do seu propósito.

(continue a ler o artigo a seguir)


Emissão em direto da Fama Rádio e Televisão também disponível na Smart tv da sua casa. Instale grátis!



A apresentação ficou a cargo do atual presidente da Associação de Estudantes da
Camilo Castelo Branco, Álvaro, e Sara a ex-presidente da mesma associação, um contributo que se juntou aos restantes alunos deste agrupamento, que ficaram responsáveis pelo registo foto e videográfico desta noite, assim como da animação musical, ao som de trompete, flauta transversal e voz.

Entre os momentos mais emotivos desta noite esteve a apresentação de Afonso, um menino que sofre de dislexia e que leu um poema escrito por si, apesar das suas dificuldades de expressão e erros, mostrando o quão pode ser difícil a sua integração, apesar da sua “doçura e dedicação”.

Este esteve acompanhado pela sua mãe, que promete não baixar os braços perante a discriminação que sofrem as pessoas com esta condição e pela professora Paula
Azevedo, da Escola Conde São Cosme, que acompanha o seu desenvolvimento.

Inesperadamente, a causa do Afonso ganhou mais um representante, com a professora Manuela Cunha, que aproveitou este jantar para lhe revelar que também sofre de dislexia, uma limitação que, apesar de imposta, não impediu que esta se tornasse professora da disciplina de Português.

A noite foi também marcada por uma apresentação do projeto HANA, criado por Ana Pinto, de Guimarães que conta “histórias de sentir”, escrevendo com os presentes a história que estes quiserem transmitir, neste caso um texto sobre uma batalha contra o cancro, sob a palavra que definiu o tema deste encontro: a resiliência.

Prova viva desta resiliência foi a presença de Joana Medeiros, que sofre com um diagnóstico de cancro, desde 2021 e que alertou para a falta de comunicação que afeta as pessoas que sofrem da mesma doença, destacando que, muitas vezes, apenas revelam a sua condição quando esta se encontra em fase avançada, ou quando surge a necessidade de transplantação de medula ou transfusões de sangue.

Assim, resolveu criar o projeto “De Mãos Dadas Pelo Cancro”, que visa sensibilizar para a necessidade das conversas e comunicação em torno desta doença, em contexto mais intimo.

De Aveiro veio Sara, para falar sobre parentalidade e do papel que desempenha o discurso positivo no desenvolvimento dos mais pequenos, ” aquilo que todos sabemos, mas muitas vezes não aplicamos. Coisas tão simples e tão difíceis de fazer, coisas tão genuínas que toleramos aos outros e não toleramos aos nossos, coisas que podem fazer de nós melhores pais…mais presentes, mais companheiros, mais positivos , mais descomplicados e
melhores educadores”, sublinham os membros da organização.

A solidariedade dos presentes resultou na angariação de cerca de 300 euros, assim como de uma camisola oferecida pelo FC Famalicão e autografada pelos seus jogadores para ser leiloada e material escolar e kits doados pela papelaria Vale & Mendonça, também para leilão.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

LER JORNAL

pub

Artigos Recentes

Famalicãohá 15 horas

Famalicão: Incêndio em Vale S. Martinho provoca dois feridos

Um incêndio num anexo de uma habitação em Vale S. Martinho, mais precisamente na rua Eça de Queirós, provocou dois...

Paíshá 15 horas

Gasóleo desce três cêntimos e gasolina 1,5 cêntimos a partir de segunda-feira

Ao fim de seis semanas de ganhos, os preços dos combustíveis vão finalmente descer na próxima semana. O gasóleo, o combustível mais...

Barceloshá 16 horas

Barcelos: Trabalhador cai de altura de nove metros e fica em estado grave

Um homem ficou em estado grave, este sábado, na sequência de uma queda de nove metros de um edifício em...

Famalicãohá 18 horas

Associação Famalicão em Transição debate futuro das linhas de água e o Ecoparque de Cabeçudos

A Associação Famalicão em Transição retoma, este sábado, as “Conversas TeT – Território em Transição”, com o tema “Que futuro...

Regiãohá 19 horas

Neve cobre de branco e beleza várias localidades

É verdade que falta pouco mais de um mês para a chegada da Primavera. Mas, esta sexta-feira e sábado a...

Famalicãohá 19 horas

Famalicão: Atropelamento em Joane provoca ferimentos em mulher de 70 anos

Um atropelamento, na vila de Joane, Famalicão, provocou, este sábado, ferimentos a uma mulher de 70 anos. Não se sabe,...

Famalicãohá 21 horas

Famalicão: Paróquia de Arnoso Santa Maria é palco, este fim de semana, das Solenidades do Senhor dos Passos

A freguesia de Arnoso Santa Maria celebra, este fim de semana, as Solenidades do Senhor dos Passos. Entre os eventos...

Desportohá 21 horas

FC Famalicão perde em Arouca e João Pedro Sousa diz que a sua equipa “encolheu-se” na primeira parte

O Famalicão perdeu, esta sexta-feira, contra o Arouca, por 3-2, num jogo em que os arouquenses completaram a reviravolta no...

Paíshá 21 horas

Euromilhões. Já sabe qual é a chave vencedora desta sexta-feira?

Os números 24 – 27 – 28 – 30 – 49 e as estrelas 1 e 12 é a chave...

Desportohá 1 dia

Veja os Golos! FC Arouca 3-2 FC Famalicão

Veja em baixo os lances de golo da partida entre o FC Famalicão e o FC Arouca a contar para...

Arquivo

Mais Vistos