A organização Mundos de Vida localizada na freguesia de Lousado, em Famalicão, e o acolhimento familiar de crianças estiveram em destaque, na manhã desta segunda-feira, no programa da RTP, Praça da Alegria.
A instituição famalicense já formou mais de 100 famílias de acolhimento e prepara-se para lançar, a 25 de Maio, em Matosinhos, uma nova campanha de captação de famílias de acolhimento de crianças nos 11 concelhos da sua área de atuação, nos distritos de Braga e Porto.
Os apresentadores Jorge Gabriel e Sonia Araújo, que são os padrinhos deste projeto, desde o seu início há cerca de 17 anos, escutaram, no programa desta manhã, o testemunho de uma das famílias da Mundos de Vida, residente em Guimarães e sobre esta missão falou Celina Claudio diretora do Serviço da Família da instituição famalicense.
A Mundos de Vida foi a primeira instituição em Portugal a desenvolver o acolhimento familiar de crianças e jovens, uma medida que a lei e as boas práticas ligadas à infância privilegiam em detrimento do acolhimento institucional.
No nosso país, atualmente são cerca de 6500 as crianças de vivem longe das suas famílias biológicas.