Siga-nos nas redes

Famalicão

Minho: Quadrilátero Urbano rebatizado de Pentágono Urbano. Viana une-se ao projeto

Publicado

em

A associação de municípios Quadrilátero Urbano vai ser rebatizada de Pentágono Urbano, fruto da adesão, hoje concretizada, de Viana do Castelo, que se junta aos “fundadores” Vila Nova de Famalicão, Braga, Guimarães e Barcelos.

Para o atual presidente do Quadrilátero, Ricardo Rio, também autarca de Braga, com este reforço da associação “ganha mais força” a questão da eventual criação da Área Metropolitana do Minho.

“É incontornável dizê-lo, embora também seja importante enaltecer que esse não é o fim deste alargamento e da criação do Pentágono”, referiu.

Para Rio, estes são contributos “que vão solidificando laços, criando parcerias adicionais, tornando cada vez mais articuladas as respostas e as políticas dentro destes territórios”.

“E, obviamente, que isso, mais cedo ou mais tarde, poderá contribuir para a concretização de uma área metropolitana neste território. Eu, como é sabido, sou defensor desse modelo. Há colegas meus que não têm essa visão. Mas, também, quem terá que decidir sobre isso serão os autarcas que vão ser eleitos no final do ano e, portanto, a eles caberá a tomar posição sobre essa matéria”, acrescentou.

Segundo Ricardo Rio, a criação do Pentágono deverá ainda ser visto como “um sinal de alerta” para que os poderes públicos olhem para aquele território “com outros olhos”, para verificarem o potencial que lá existe e o crescimento que ali se tem registado.

“Temos cinco dos vinte concelhos mais exportadores do país, temos só nestes cinco concelhos cerca de 10 por cento das exportações nacionais e 25 por das exportações do Norte. Acho que é um modelo de desenvolvimento que deveria ser replicado noutra escala e que merecia outro apoio das entidades nacionais para potenciar esse mesmo crescimento”, sublinhou.

Rio vincou ainda que a entrada de Viana do Castelo “leva o mar” para o Pentágono.

“O mar é um vetor estratégico para todas as nações, também para a nossa, seguramente, e há novas oportunidades que se podem desenvolver no âmbito da economia azul”, defendeu.

O presidente da Câmara de Viana do Castelo, Luís Nobre, destacou que os cinco municípios do Pentágono vão equiparar-se aos indicadores da exportação do concelho de Lisboa.

“Isto acho que é um indicador que nos deve posicionar e também nos capacitar para reivindicarmos a visibilidade e o reconhecimento que, naturalmente, estes cinco municípios merecem relativamente ao que é a sua relevância em termos da exportação, da criação de riqueza, da fixação da população, mas também ao nível do que é a atração das novas oportunidades, dos novos agentes de exportação”. referiu.

Para Luís Nobre, está a ser criada “uma grande plataforma crítica”, com escala capaz de reivindicar mais atenção do poder central.

“Para Viana do Castelo, vai mudar certamente muita coisa, que é podermos partilhar e receber e inspirar-nos em toda a experiência e no trabalho desenvolvido nestes 20 anos do Quadrilátero. Para o Quadrilátero, acaba também por ser uma oportunidade, porque esta dimensão atlântica que Viana do Castelo traz acredito que seja diferenciadora, que seja uma oportunidade, essencialmente para preparar o futuro, nomeadamente em domínios como a economia do mar ou a economia azul”, disse ainda.

A formalização do Pentágono Urbano deverá concretizar-se ainda no primeiro semestre deste ano, sendo a mobilidade uma das principais apostas.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

pub

LER JORNAL

Artigos Recentes

Sociedadehá 1 hora

Veja os Golos! FC Famalicão 3 – 0 Estoril Praia

O Futebol Clube de Famalicão venceu esta tarde o Estoril Praia por três bolas a zero no Estádio Municipal de...

Paíshá 4 horas

Operação ‘Páscoa em Segurança 2025’: PSP Realiza 88 Detenções e Reforça Condução Segura

A Polícia de Segurança Pública (PSP) anunciou que, no primeiro dia da operação “Polícia Sempre Presente: Páscoa em Segurança 2025”,...

Famalicãohá 10 horas

Frutivinhos celebra 65 anos com inauguração de novas instalações

A Frutivinhos – Adega Cooperativa de Vila Nova de Famalicão assinala este sábado, 12 de abril, um marco importante na...

Famalicãohá 10 horas

Gala comemorativa dos 50 anos do Grupo Recreativo de Gavião

O Grupo Recreativo de Gavião celebrou, no passado dia 6 de março, meio século de existência. Cinquenta anos de história,...

Paíshá 10 horas

Preço do borrego dispara na Páscoa devido à língua azul

Na véspera da Páscoa, o preço do borrego atingiu valores recorde, impulsionado pela escassez provocada pela doença da língua azul....

Paíshá 11 horas

Preço do borrego dispara na Páscoa devido à língua azul

Na véspera da Páscoa, o preço do borrego atingiu valores recorde, impulsionado pela escassez provocada pela doença da língua azul....

Economiahá 23 horas

Governo português alerta para possível invasão comercial da China

 O ministro da Coesão Territorial afirmou hoje que, independentemente do futuro da guerra comercial, nada ficará igual e alertou para...

Bragahá 24 horas

Braga: Suspeito de agressão física e psicológica sobre a companheira detido pela GNR

A GNR deteve um homem de 58 anos suspeito de agredir física e psicologicamente a companheira, de 44 anos, em...

Paíshá 1 dia

Proprietários pedem extensão do prazo para a limpeza de terrenos

A gestão de faixas de combustível em terrenos florestais visa prevenir fogos rurais, mas a Federação Nacional de Associações de...

Famalicãohá 1 dia

Famalicão: “Aviso amarelo” para chuva, granizo e trovoadas mantém-se este sábado

Mantém-se este sábado o “aviso amarelo”, em vigor desde esta sexta-feira, depois de uma série de dias de sol e...

Arquivo

Mais Vistos