Foi celebrado, esta segunda-feira, Dia Mundial da Saúde 2025, momento escolhido pelo Ministério da Saúde para distinguir 33 figuras com a Medalha de Serviços Distintos – grau ouro.
Um destes foi o Dr. José Manuel Gonçalves de Oliveira, pediatra com mais de quarenta anos de carreira em Vila Nova de Famalicão, “cuja dedicação à Pediatria/Neonatologia” e “contribuição multifacetada, que inclui diversas publicações científicas e literárias”, destaca o Ministério da Saúde, que reconhece assim a trajetória notável e o seu contributo decisivo para o desenvolvimento da saúde pública em Portugal.
Pautada por um grande sentido de intervenção social, a carreira de José Oliveira inclui a direção do Serviço de Pediatria do Centro Hospitalar do Médio Ave, onde criou consultas sociais de pediatria direcionadas para as famílias mais carenciadas e comunidade cigana.
No passado, o seu empenho em prol da comunidade já lhe tinha valido uma condecoração por parte do Presidente da República, a Comenda de Benemerência.