Famalicão
Famalicão: Semana Santa celebra tradições da Páscoa entre 04 e 27 de abril

Famalicão está pronto para celebrar mais uma Semana Santa, entre os dias 04 e 27 de abril, apresentando um extenso programa de eventos e atrações alusivas à época da Páscoa.
A primeira destas iniciativas terá lugar já esta sexta-feira, no Auditório da Fundação Cupertino de Miranda, que recebe a conferência “Cristianismo, Ainda Importa?”.
Nos sábados e domingos de 5,6, e de 12 e 13 de abril, a Praça D. Maria II recebe o certame Páscoa Doce, dedicada às iguarias tradicionais da Páscoa.
Para José Pedro Sousa, juiz da Confraria das Santas Chagas, entidade organizadora da Semana Santa de Famalicão, esta afigura-se como uma “visita obrigatória não só para quem quer vivenciar as Solenidades da Semana Santa, mas também para quem quiser saborear uma Páscoa Doce”, sublinha.
“A Semana Santa culmina a fé, a família e a comunidade e, por isso, será verdadeiramente a Semana Maior ao ser vivida conforme esses três constituintes considerados fundamentais”, refere ainda o Arcipreste de Famalicão, Padre Francisco Carreira, sobre estas celebrações.
Para além das atrações mencionadas, destaque ainda para mais uma edição da Caminhada pelo Património Religioso e Histórico e de mais um ‘showcooking’ na Praça-Mercado Municipal, que recebe “A Cozinha da Tia Cátia”, no dia 12, a partir das 16:00.
No dia seguinte, Domingo de Ramos, será assinalada a Bênção e Procissão de Ramos, na Praça 9 de Abril, seguida da Eucaristia da Paixão, na Igreja Matriz Nova.
Outro dos momentos altos desta época é a procissão “Ecce Homo” que parte da Igreja Matriz Antiga, no dia 17, cerca das 21:30.
Dia 18 de abril assinala-se a Sexta-Feira Santa, momento que irá contar com a Recriação do Julgamento de Jesus, na Praça 9 de Abril e com a Procissão do Enterro do Senhor que se realiza de seguida, com o habitual percurso a iniciar na Rua de Santo António. Sábado, dia 19, a Vigília Pascal sai da Igreja Matriz Nova pelas 21h00.
No Domingo de Páscoa, a celebração da Eucaristia Solene decorrerá, como já é habitual, na Igreja Matriz Nova.
Entretanto e até dia 21 de abril, a Praça 9 de Abril recebe a exposição fotográfica “Fé e Tradição”.

-
Regiãohá 1 semana
Ciclovia da Trofa: Tribunal dá razão aos proprietários da habitação que interrompe o segmento
-
Famalicãohá 7 dias
Famalicão: “Vigilante” de 45 anos detido pela PSP por não ter licença profissional
-
Famalicãohá 5 dias
GNR fez buscas em Famalicão deteve homem e mulher por tráfico de estupefacientes
-
Regiãohá 2 dias
Trofa: Homem de 31 anos detido por suspeita de crimes de teor sexual na Estação Ferroviária