Site icon Fama Rádio e Televisão

Famalicão: Associação Gerações inspira capa de livro de pedagogas Elinor Goldschumie e Sonia Jackson

O livro intitulado “Indivíduos com menos de três anos”, escrito pelas reputadas pedagogas Elinor Goldschumie e Sonia Jackson, publicado em Portugal pela Associação de Profissionais de Educação de Infância (APEI), apresenta uma capa inspirada em uma atividade pedagógica da Associação Gerações para crianças com menos de três anos. Esta iniciativa encheu de orgulho todas as profissionais que trabalham na instituição.

A atividade refletida na capa do livro é conhecida como “Cesto dos Tesouros”. Resumidamente, trata-se de um cesto feito com materiais naturais, como madeira ou vime, repleto de brinquedos que não podem ser encontrados em qualquer loja, mas sim na natureza e no ambiente envolvente, como pequenos pedaços de madeira, galhos de árvores, folhas verdes e secas de diferentes tamanhos, rolinhos de papel, frutos secos coloridos, conchas e búzios, e muitos outros elementos que encantam as crianças e incentivam a sua imaginação para inventar construções e brincadeiras.

Não é de surpreender que este livro tenha sido a grande atração da Feira do Livro, que decorreu entre os dias 27 e 31 de março, no hall principal das instalações da Associação Gerações, em parceria com a Livraria Fontenova, outras editoras de livros infantis do país e a Associação Portuguesa de Educação de Infância.

As autoras referem no livro “Indivíduos com menos de três anos” que não se deve responder às crianças que determinada atividade começará amanhã, porque “é agora que os seus ossos se estão a formar, que o seu sangue está a ser criado e que os seus sentidos estão a ser desenvolvidos”.

O “Cesto dos Tesouros” e muitas outras atividades e projetos da Associação Gerações respondem a essa urgência sentida pelas crianças, e a capa inspira o leitor a ler e aprender com um livro que ocupa um lugar único na Educação Infantil, pois consegue combinar uma formação teórica sólida com a prática diária, respeitando os “Direitos das Crianças” e a importância do brincar.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Exit mobile version