Site icon Fama Rádio e Televisão

Cineasta famalicense Mário Macedo apresenta-se no festival de Cannes

Mário Macedo, natural de Famalicão, é um dos quatro jovens cineastas portugueses que irão apresentar-se no Festival de Cannes, em maio próximo. Através do programa “La Factory des Cinéastes” da “Quinzaine des Réalisateurs” de Cannes, em França, que teve lugar no Norte de Portugal, Mário Macedo irá apresentar uma curta-metragem que desenvolveu em colaboração com a cineasta iraniana Dornaz Hajiha.

A curta-metragem está a ser filmada na região do Porto e do Vale do Ave e será apresentada na 55ª edição da “Quinzena dos Realizadores”, uma sessão independente que decorre em paralelo com o Festival de Cannes, de 16 a 27 de maio. Este ano, o evento dará destaque à produção cinematográfica do Norte de Portugal.

O filme terá a sua estreia mundial em Cannes e será uma oportunidade para impulsionar mercados e projetos internacionais.

Os quatro realizadores portugueses selecionados para este programa – Mário Macedo, André Guiomar, Melanie Pereira e Mariana Bártolo – foram escolhidos pela produtora portuguesa Bando à Parte, de Rodrigo Areias, com sede em Guimarães. A seleção foi feita através de um processo de candidatura nacional que valorizou o currículo e a existência de projetos futuros, incluindo a perspetiva de desenvolver uma longa-metragem. Mário Macedo foi um dos cineastas que se destacou neste critério.

Mário Macedo tem no seu currículo curtas-metragens como “Terceiro Turno” (2021), “Miki Kalafat” (2021), “A Volta da Revolta” (2018), “Maria Sem Pecado” (2016) e “Tio Rui” (2011). As obras do cineasta têm sido apresentadas na programação da Casa das Artes de Famalicão, em particular nos ciclos do Close-Up – Observatório de Cinema de Famalicão.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Exit mobile version