Site icon Fama Rádio e Televisão

Famalicão reconhecido mais uma vez pelas boas práticas de apoio aos cuidadores informais

O concelho de Vila Nova de Famalicão, através do programa Cuidar Maior, foi novamente reconhecido pelas boas práticas e medidas de apoio aos cuidadores informais.

A autarquia de Famalicão é uma das 42 autarquias portuguesas distinguidas com o Selo de Mérito na 2ª edição da Rede de Autarquias que Cuidam dos Cuidadores Informais (RACCI), um projeto promovido pelo Movimento Cuidar dos Cuidadores Informais com o apoio institucional da Merck, que tem como objetivo destacar, divulgar e ampliar as melhores práticas nesta área realizadas por municípios e freguesias em todo o país.

O estandarte e o selo de mérito desta nova distinção foram entregues na terça-feira, dia 28 de março, ao presidente da autarquia, Mário Passos, e à vereadora da Saúde, Sofia Fernandes, pelas técnicas responsáveis pelo projeto Cuidar Maior. Este projeto foi criado em 2020 pelo Centro Social e Paroquial de Requião para ser um apoio a todos os cuidadores informais do concelho de Famalicão em áreas como saúde, formação, entre outras.

Mário Passos mostrou-se satisfeito com o reconhecimento, destacando a importância deste projeto social no concelho que já orienta, apoia e capacita 327 cuidadores informais e que recentemente recebeu um apoio financeiro de 26 mil euros na última reunião do executivo municipal.

O autarca referiu que “o trabalho do Cuidar Maior é de uma importância enorme porque tem um impacto positivo na qualidade de vida de quem cuida, mas também da pessoa cuidada”.

De acordo com um inquérito realizado pelo Movimento Cuidar dos Cuidadores Informais, as principais necessidades apontadas pelos cuidadores informais vão desde a falta de apoio emocional/psicológico, apoios relacionados com o Estado, apoios financeiros, até à necessidade de receber formação específica.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Exit mobile version