A celebração da Semana Santa em Vila Nova de Famalicão está em curso. No último sábado, ocorreu a 1ª Caminhada pelo Património Religioso de Famalicão, o que marca o início de uma programação eclética e diversificada que se estenderá até ao dia 15 de abril.
Desde passeios pelo Património Religioso de Famalicão até à Procissão do Enterro do Senhor, a mais imponente e solene manifestação pública da Semana Santa, passando pela gastronomia, música e cinema, há diversas razões para visitar o centro urbano de Famalicão nesta época pascal.
O programa inclui a Via Sacra Jovem (31 de março), Recriação da Entrada Triunfal de Jesus em Jerusalém (2 de abril), Cortejo Bíblico ‘Páscoa Hebraica’ (2 de abril), animação de rua por um Grupo de Farricocos (6 e 7 de abril), recriação da ‘Última Ceia’ (6 de abril), Procissão do Senhor da Cana Verde – ‘Senhor Ecce-Homo’ (6 de abril), celebração da Paixão do Senhor (7 de abril), procissão do Enterro do Senhor (7 de abril) e Solene Vigília Pascal (8 de abril).
A gastronomia também tem um papel importante. A ‘Páscoa Doce’, nos dias 1 e 2 de abril, na Praça D. Maria II, inclui um mercado dedicado à doçaria portuguesa, com iguarias para todos os gostos, até mesmo para os mais exigentes. O espetáculo de dança, música, conversa e prova de vinhos verdes é uma novidade deste ano, bem como o ‘1º Concurso de Doces Caseiros de Páscoa’, que ocorrerá no dia 1 de abril.
A Confraria das Santas Chagas é responsável pela organização da Semana Santa de Famalicão, com o apoio da Câmara Municipal, da Paróquia de Santo Adrião e da ACIF – Associação Comercial e Industrial de Vila Nova de Famalicão.
O programa da Semana Santa inclui também a Casa das Artes, que no dia 2 de abril leva o concerto ‘Requiem’ do compositor húngaro Frigyes Hidas (1928 – 2007) à Igreja Matriz Nova, uma estreia nacional protagonizada pela Banda Sinfónica Portuguesa. O coro da ESMAE – Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo e a Academia de Música de Costa Cabral, do Porto, também participarão.
Além deste concerto, o pequeno auditório da Casa das Artes será o palco do Ciclo de Cinema 2023 – Jornadas da Juventude, que incluirá a exibição dos filmes ‘A Noiva’ (2022) de Sérgio Trefaut e ‘Regresso ao Pó’ (2022) de Li Ruijun, nos dias 4 e 5 de abril.
Todos os eventos da Semana Santa de Famalicão são de entrada livre e gratuita. A programação completa pode ser consultada em www.famalicao.pt/semana-santa—pascoa-2023.