Siga-nos nas redes

Famalicão

Famalicão: Fundação Cupertino de Miranda promove o património dos grandes “Escritores a Norte”

Publicado

em

A promoção e divulgação do património material e imaterial dos escritores que nasceram, viveram ou criaram no Norte é o objetivo de uma rota que vai ser traçada, ao abrigo de um protocolo hoje assinado em Vila Nova de Famalicão.

Trata-se da rota “Escritores a Norte”, que resultará de uma parceria entre a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDRN), a Entidade Regional de Turismo do Porto e Norte de Portugal e a Fundação Cupertino de Miranda.

“Os bens patrimoniais a integrar na rota respeitam o património notável e diverso, material e imaterial, no contexto da literatura portuguesa, em consequência dos escritores que nasceram, viveram ou criaram na região”, lê-se no texto do protocolo.

Naquele universo, acrescenta, pontuam nomes como os de Agustina Bessa-Luís, Alexandre Herculano, Almeida Garrett, Aquilino Ribeiro, Camilo Castelo Branco, Eça de Queiroz, Eugénio de Andrade, Ferreira de Castro, Guerra Junqueiro, José Régio, Manuel António Pina, Maria Ondina Braga, Miguel Torga, Sophia de Mello Breyner Andresen, entre outros.

“O território regional dispõe de um elevado número de casas e casas-museu de alguns dos mais notáveis escritores de língua portuguesa, assim como de arte pública ou lugares de vida e inspiração destes autores”, recorda ainda o protocolo.

É todo este património material e imaterial que vai constituir a rota dos “Escritores a Norte”, um trabalho que será liderado pela Fundação Cupertino de Miranda.

“Seria quase óbvio irmos buscar a Fundação Cupertino de Miranda para parceiro nesta rota”, disse o presidente da CCDRN.

Para António Cunha, esta é uma rota que, além dos locais a visitar associados à vida dos escritores, pretende sobretudo promover e divulgar o seu património literário, “que é preciso dar a conhecer e seja fruído pelos visitantes”.

O vice-presidente da CCDRN para a Cultura, Jorge Sobrado, sublinha que o património literário a Norte, constituído por autores e obras, narrativas e personagens, sítios e paisagens, “é um monumento gigante pulverizado por toda a geografia regional”.

“A sua diversidade e potencial requerem, porém, mapeamento e inventário, estruturação e capacitação, competências que encontramos num conjunto de instituições, nomeadamente na Fundação Cupertino de Miranda, promotora do projeto cultural e educativo Torre Literária”, acrescenta.

A Fundação Cupertino de Miranda lançou, em 2020, a Torre Literária, que se constitui como uma experiência museológica sobre a literatura portuguesa nos últimos oito séculos, com a curadoria de especialistas no contexto literário nacional.

Focada numa lista de autores e obras representativos, a torre permite uma visão global, dinâmica e ligada ao quotidiano sobre aspetos literários, culturais e históricos.

“Escritores a Norte” integra-se nas “Rotas do Norte”, lançadas pela CCDRN, em conjunto com a Entidade Regional de Turismo do Porto e Norte.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

pub

LER JORNAL

Artigos Recentes

Regiãohá 6 minutos

Vila das Aves comemorou 70 anos com concerto de Cuca Roseta

Mundohá 2 horas

Papa aparece pela primeira vez em público após regresso ao Vaticano

Papa Francisco apareceu, este domingo, pela primeira vez, desde o seu regresso ao Vaticano, após uma longa hospitalização.O sumo pontífice...

Paíshá 5 horas

Mais de 70% dos universitários portugueses planeiam emigrar

Mais de 70% dos estudantes universitários portugueses planeiam emigrar. Os jovens dizem que gostavam de ficar em Portugal, mas ambicionam...

Paíshá 5 horas

Morreram 757 idosos sozinhos em casa nos centros urbanos em três anos

Nos últimos três anos, morreram 757 idosos sozinhos em casa nos centros urbanos portugueses, revelou à Lusa a PSP, acrescentando...

Desportohá 18 horas

Veja os Golos! FC Arouca 1-2 FC Famalicão

O Futebol Clube de Famalicão venceu esta tarde o Futebol Clube de Arouca por duas bolas a uma no Estádio...

Desportohá 22 horas

Bruno Carvalho é eleito novo presidente do Riba d’Ave Hóquei Clube

Está ultrapassado o impasse diretivo no Riba d’Ave Hóquei Clube (RAHC). Os sócios elegem esta tarde os novos órgãos sociais...

Famalicãohá 1 dia

Famalicão: alunos dos cursos profissionais da Camilo realizam estágio na Sérvia

Seis alunos dos cursos profissionais do Agrupamento de Escolas Camilo Castelo Branco (AECCB), dos cursos de Técnico de Audiovisuais, de...

Regiãohá 1 dia

Enfermeiros do Hospital de Santo Tirso contra transferência para a Misericórdia

Cinquenta e oito enfermeiros do Hospital de Santo Tirso, subscreveram um abaixo-assinado, requerendo que esta unidade permaneça sob gestão pública...

Famalicãohá 1 dia

Famalicão: Escola Básica de Avidos inaugurou biblioteca escolar

A Escola Básica (EB) de Avidos já tem uma biblioteca escolar. A abertura deste novo espaço de leitura e conhecimento...

Famalicãohá 1 dia

Associação de Voluntariado entrega camas hidráulicas ao Hospital de Famalicão  

A Associação do Voluntariado Hospitalar de de Famalicão doou três camas hidráulicas à enfermaria do Serviço de Medicina Homens do...

Arquivo

Mais Vistos