Siga-nos nas redes

Famalicão

Famalicão: Fundação Cupertino de Miranda expões fotografias da “casa vida e obra” de Mário Cesariny

Publicado

em

 A Fundação Cupertino de Miranda, em Vila Nova de Famalicão, vai expor cerca de 200 fotografias que retratam a “casa, vida e obra” do escritor e artista Mário Cesariny, antecedendo o arranque das comemorações do centenário.

Com curadoria da diretora artística da fundação, Marlene Oliveira, e de Perfecto E. Cuadrado, coordenador do Centro Português do Surrealismo, a exposição “Mário Cesariny: O Outro Lado do Reflexo” vai ser inaugurada no dia 06 de abril e poderá ser visitada até 16 de julho.

“Expor fotografias que retratam a sua casa, vida e obra é uma oportunidade de fortalecer o conhecimento do homem e do artista, que fez História e Estórias em Portugal. Nesta exposição, Duarte Belo e Eduardo Tomé destacam-se pela quantidade de possibilidades que nos trazem, e que nos fazem entender a personalidade irreverente de Mário Cesariny”, indicou Marlene Oliveira, numa descrição da mostra enviada à Lusa.

As fotografias de Duarte Belo e Eduardo Tomé, em particular, mostram o “espaço real [de Cesariny], o seu quarto, a sua cama, os seus objetos, obras e livros que levam ao seu universo surreal”.

“O seu quarto era a sua ‘sala de visitas’, onde recebia os seus convidados, sentado, ou mesmo deitado na sua cama”, acrescentou a curadora.

A mesma nota realçou se podem encontrar “ainda muitas outras fotografias de autores desconhecidos, muitos, certamente, seus amigos, mostrando o seu outro lado do reflexo, e em todas as suas dimensões”, reunindo “cerca de 200 fotografias nesta exposição, que antecede o início das comemorações do seu centenário, que inicia em agosto, aquando a data do seu nascimento”.

“Esta exposição é mais uma oportunidade de encontrar Mário Cesariny, de revisitar o seu espaço e as memórias de quem por lá passou”, sublinhou Marlene Oliveira.

Nascido a 09 de agosto de 1923, em Lisboa, Cesariny de Vasconcelos estudou na Academia de Amadores de Música, sob a orientação do professor Fernando Lopes Graça, e ingressou no princípio da década de 1940 na Escola de Artes Decorativas António Arroio, onde conheceu, entre outros, Fernando José Francisco e Cruzeiro Seixas, que o acompanharam na aventura surrealista.

Foi protagonista de muitas ações e criações polémicas com os outros artistas surrealistas, mas a partir do início dos anos 1950 o grupo começou a desintegrar-se.

Cesariny manteve-se ativo na poesia, nas artes plásticas e na tradução, passando a conviver com Luís Pacheco, Manuel de Lima, António José Forte, João Rodrigues, Manuel Castro, João Vieira e Helder Macedo.

“Titânia”, “Pena Capital”, “Antologia do Cadáver Esquisito” e “Planisfério e Outros Poemas” são alguns exemplos da sua obra poética ao longo dos anos 1950 e 60, mas continuou também a realizar exposições individuais e coletivas em Portugal, Brasil, Bélgica, Estados Unidos.

Mário Cesariny recebeu vários prémios pela obra escrita e plástica, nomeadamente o Prémio Vida Literária, da Associação Portuguesa de Escritores, e o Grande Prémio EDP de Artes Plásticas.

Depositou a sua obra plástica na Fundação Cupertino de Miranda.

Cesariny morreu em 26 de novembro de 2006.

PARTILHE ESTE ARTIGO:

PASSOU EM DIRETO

Publicidade Publicidade

pub

LER JORNAL

Artigos Recentes

Sociedadehá 28 minutos

Incêndio de Vermoim em fase de rescaldo. Cerca de 80 hectares de mato e floresta consumidos

O incêndio deste fim de semana na freguesia de Vermoim, em Famalicão consumiu perto de 80 hectares de mato e...

Famalicãohá 49 minutos

Famalicenses podem circular gratuitamente no serviço “Voltas” até sexta-feira

Nestes dias, em que Famalicão assinala a Semana Europeia da Mobilidade, o município apresenta diversas novidades. Neste sentido, entre esta...

Famalicãohá 1 hora

Famalicão: 8ª Corrida e Caminhada Solidária de Pedome e Oliveira Santa Maria realiza-se a 12 de outubro

O Grupo Recreativo Amigos de Calça Ferros (GRACAFE), associação sem fins lucrativos, leva a cabo a realização da 8ª Corrida...

Famalicãohá 2 horas

Famalicão: Incêndio que cortou EN206 em Requião encontra-se controlado

Encontra-se controlado, na manhã desta segunda-feira, o incêndio que deflagrou em Requião, neste sábado, obrigando à presença no local das...

Famalicãohá 2 horas

Famalicão: Um ferido e três viaturas destruídas por incêndio em Avidos. Autoridades investigam

Três veículos ligeiros foram consumidos por um incêndio que deflagrou, num Parque de Lazer na freguesia de Avidos, em Famalicão,...

Famalicãohá 18 horas

Famalicão sob Aviso Amarelo devido ao calor esta segunda-feira

Famalicão espera, esta segunda-feira, um novo dia de sol e temperaturas elevadas, de acordo com as previsões do Instituto Português...

Sociedadehá 19 horas

Famalicão: Junta de Vermoim apela à população para não se aproximar de incêndio. 57 bombeiros no terreno

A Junta de Freguesia de Vermoim lançou ao início desta tarde um apelo na sua página de Facebook para que...

Desportohá 21 horas

Famalicense Pedro Almeida foi terceiro Rali da Água

O piloto de Famalicão, Pedro Almeida, navegado por Mário Castro, conquistou mais um pódio – o primeiro em asfalto na...

Sociedadehá 21 horas

Ribeirão: construção de nova ponte leva ao corte de trânsito na Avenida Rio Ave

A Infraestruturas de Portugal (IP) informou que a partir desta segunda-feira, 16 de setembro, o trânsito na Avenida Rio Ave,a...

Famalicãohá 23 horas

Festa das Colheitas traz os produtos e as tradições do campo a Joane

O Parque da Ribeira, na vila de Joane, Famalicão, acolhe este fim de semana mais uma edição da Festa das...

Arquivo

Mais Vistos