Várias notícias deram conta, nas últimas semanas, de uma “onda” de despedimentos na empresa responsável por cantinas, Eurest, que ao que tudo indica irão afetar quase 150 trabalhadores.
Considerando este despedimento “ilícito e violento”, a Federação dos Sindicatos de Agricultura, Alimentação, Bebidas, Hotelaria e Turismo de Portugal convocou uma greve nacional para esta sexta-feira.
A Eurest é a empresa que gere a cantina da Continental Mabor, em Lousado.
De acordo com a revista AbrilAbril, um dirigente sindical apresentou-se na portaria da continental Mabor, de modo a realizar um plenário com os trabalhadores da cantina e do bar Eurest, vendo-se impedido de entrar.
Segundo a mesma fonte, o serviço de segurança da portaria da empresa afirmou que não seria permitida a entrada de sindicalistas das empresas prestadoras de serviços à Mabor, uma proibição que já foi exercida mais vezes, de acordo com o Sindicato de Hotelaria do Norte.
Tendo já comunicado a situação à Autoridade para as Condições de Trabalho, o sindicato reforça que o direito à atividade sindical é fundamental e garantido pela constituição da república portuguesa, sublinhando que não se conforma com esta “flagrante ilegalidade”.
Contactados pela FAMA TV, os responsáveis pela comunicação da Continental Mabor afirmaram não ter registado qualquer “tentativa ou pedido” para realização de ações sindicais nas suas instalações, sublinhando que a empresa não tem conhecimento da possibilidade de despedimentos na Eurest.