Siga-nos nas redes

Famalicão

Famalicão: Aprovada nova Unidade de Saúde de S. Miguel-o-Anjo e parque verde de 10 hectares

Publicado

em

Esta quinta-feira, o executivo municipal de Vila Nova de Famalicão aprovou a delimitação da Unidade de Execução do Pelhe, situada no lugar dos Queimados. Com uma área total de 20 hectares, esta delimitação permitirá a construção da nova Unidade de Saúde Familiar (USF) de São-Miguel-o-Anjo, bem como a infraestruturação de uma área destinada à habitação, no âmbito do programa 1.º Direito, e a criação de um novo parque verde urbano.

Este último prevê a requalificação das margens do Rio Pelhe e a plantação de mais de 3 mil árvores. Refira-se que esta área delimitada abrange as Uniões de Freguesias de Vila Nova de Famalicão e Calendário e Esmeriz e Cabeçudos. A delimitação desta Unidade de Execução foi submetida a escrutínio público entre agosto e setembro do ano passado, e o relatório final da discussão pública foi aprovado e divulgado na reunião do executivo camarário desta quinta-feira, dia 23 de março.

Sobre a nova USF de São Miguel-o-Anjo, em Calendário, recorde-se que a autarquia celebrou um contrato-programa com a Administração Regional de Saúde do Norte para a apresentação de candidatura ao PRR com vista à construção e apetrechamento deste novo equipamento de cuidados de saúde primários, bem como da nova USF de Joane. No caso de São Miguel-o-Anjo, a estimativa orçamental é de 1.8 milhões de euros e um financiamento comunitário de quase 1.1 milhões. O financiamento das duas USF vai custar cerca de 4 milhões de euros, cabendo à Câmara Municipal um esforço financeiro superior a 40%.

Quanto ao novo parque verde da União de Freguesias de Famalicão e Calendário, refira-se que terá uma área aproximada de 10 hectares e contará com vários equipamentos recreativos, como um parque infantil, um espaço lúdico e radical e outro dedicado ao minigolfe.

O espaço alvo de intervenção caracteriza-se pela forte presença do rio Pelhe. Terá, aliás, uma ligação ao Parque da Devesa, através de um corredor verde ao longo do rio, com passagem pelas hortas urbanas, na Avenida dos Descobrimentos.

Tem também prevista a plantação de mais de 3 mil espécies autóctones em três áreas de plantação distintas: um bosque húmido composto por amieiros, bétulas, freixos, choupos e salgueiros; um bosque seco composto por ciprestes, faias, pinheiros-manso, carvalho e sobreiros e um último bosque de aveleiras.

Recorde-se que a delimitação de unidades de execução consiste na fixação em planta cadastral dos limites físicos da área a sujeitar a intervenção urbanística.

Atualmente, a autarquia liderada por Mário Passos tem em período de discussão a nova Unidade de Execução Urbanística da área norte da cidade, que vai melhorar consideravelmente os acessos ao Hospital S. João de Deus e à zona envolvente. A discussão pública termina a 5 de abril.

Na reunião desta quinta-feira, o executivo municipal aprovou também o início do procedimento de delimitação de mais uma Unidade de Execução – de Sobrado, em Requião – que permitirá o crescimento urbano de forma planeada na freguesia, com o fracionamento e infraestruturação de um espaço urbano de mais de 20 mil metros quadrados tendo em vista a construção de edifícios destinados ao uso de habitação, comércio e serviços, promovendo a expansão da área habitacional e a requalificação da infraestrutura viária existente e uma nova ligação viária entre a Rua Doutor Francisco Alves e a Rua do Sobrado. 

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

pub

LER JORNAL

Artigos Recentes

Famalicãohá 2 horas

Famalicão: Museu de Arte Sacra inaugura exposição com imagens de Maria

“Maria, Peregrina da Esperança” é o título da nova exposição do Museu de Arte Sacra da Capela da Lapa, em...

Famalicãohá 3 horas

Famalicão: Associação de Pais de Outiz e Cavalões promove feirinha de doces

A Associação de Pais de Outiz e Cavalões vai promover uma feirinha de doces no  próximo dia 2 de março...

Famalicãohá 3 horas

Aprovada candidatura de 5 milhões de euros para aumentar qualificações dos famalicenses 

Diversas entidades parceiras da Rede Local de Educação e Formação de Famalicão viram aprovada uma candidatura, no valor de 5...

Famalicãohá 4 horas

Famalicão: Salas de Estudo da Estação Rodoviária com horário alargado ao domingo

As Salas de Estudo da Estação Rodoviária de Famalicão adotaram um horário mais alargado, para corresponder às necessidades dos estudantes...

Paíshá 22 horas

O Estado vai pagar 2500 bolsas a estudantes de licenciatura e de mestrado de Educação Básica.

O despacho a oficializar a medida foi assinado pelo ministro da Educação, Fernando Alexandre e pelo ministro das Finanças, Miranda...

Paíshá 1 dia

Em cinco anos a GNR registou 6.000 queixas de clonagem de cartões

Cerca de 6.000 pessoas queixaram-se à GNR, nos últimos cinco anos, de que o seu cartão multibanco ou de crédito...

Paíshá 1 dia

Alerta: Tempo de ecrã excessivo pode aumentar risco de miopia em 20%

Passar uma hora extra por dia em frente aos ecrãs está associado, após a primeira hora, a uma probabilidade 21%...

Paíshá 1 dia

Conheça a chave do Euromilhões desta sexta-feira

Saiba qual a chave do Euromilhões desta sexta-feira, 21 de fevereiro, que vale um jackpot de 29 milhões de euros.A...

Paíshá 2 dias

Três mulheres acusadas de tentar burlar joalharia em 17 mil euros em Ponte de Lima

A PSP constituiu arguidas três mulheres por tentativa de burla para compra de artigos de joalharia, no valor de 17...

Paíshá 2 dias

Ladrão de 18 anos atropelado após fuga à polícia na Circunvalação no Porto

Dois homens com 18 e 29 anos, um estudante e o outro servente da construção civil, residentes em Vila Nova...

Arquivo

Mais Vistos