A Fama TV esteve na zona florestal do Moinho de Vento em Ribeirão onde são cada vez mais frequentes as descargas de resíduos, urbanos e industriais.
Em apenas 30 minutos a Fama TV conseguiu detetar, com a ajuda dos moradores, mais de 10 grandes aglomerados lixo logo após a entrada no local, sempre com a promessa de mais por parte dos moradores: “se continuar a avançar vai encontrar mais lixo”.
Desde sanitas, a banheiras, sistemas de ar condicionado, colchões, garrafas e detritos provenientes de obras de construção civil foram encontrados.
André Oliveira, um dos moradores que frequenta o Moinho de Vento nos seus passeios é testemunha das novas descargas que vão ocorrendo, afirmando que todos os dias em que se desloca à zona do Moinho de Vento encontra “novo lixo” amontoado junto aos caminhos desta área florestal que faz a ligação dentre Ribeirão e Fradelos.
Sobre as horas a que ocorrem estas descargas afirma que tanto podem ser de noite ou de dia, já que o isolamento do local proporciona o anonimato dos infratores.
Um grupo de outros moradores que se encontrava no local aparentava já saber o propósito da Fama TV naquele local, “filmem tudo e mostrem esta vergonha”, afirmou de imediato uma senhora.
Obviamente um incómodo, não só para os amigos da natureza e dos passeios ao ar livre, como para toda a população, a reação dos populares em relação às descargas de resíduos neste local tem em comum a revolta pelo sentimento de impunidade com que estes crimes ambientais são levados a cabo, sobretudo quando é justamente Câmara Municipal a divulgar e oferecer um serviço para a recolha destes materiais de forma completamente gratuita e recorrendo a uma linha de telefone, também grátis, onde esta recolha pode ser solicitada.
Segundo um dos moradores a situação torna-se especialmente “triste” quando as descargas aqui encontradas são compostas de objetos já direcionados para os ecopontos, como garrafas, plásticos e cartão.
O serviço de Recolha de Objetos Volumosos da Câmara Municipal de Famalicão pode ser contactado através da linha gratuita 800 29 28 27 e com este poderá solicitar gratuitamente o serviço de recolha de eletrodomésticos e outros objetos de grande dimensão (peças de mobiliário e outros) que não podem ser recolhidos pelos meios normais de recolha de resíduos, nem colocados nos ecopontos ou contentores de lixo.
Este serviço está disponível para os munícipes de forma completamente gratuita e também para empresas, neste caso sujeitas a orçamento.
Para este fim deverá aceder ao formulário presente no site da autarquia e preencher com os os dados referentes ao material a ser carregado de modo a agendar a sua recolha.