Siga-nos nas redes

Famalicão

Famalicão: Mário Passos tece duras críticas perante “redução substancial” do apoio para artes e cultura

Publicado

em

mário passos

O presidente da Câmara de Vila Nova de Famalicão criticou hoje a “substancial redução” do financiamento da Direção-Geral das Artes a entidades que integram uma plataforma que reúne 18 estruturas do concelho, sublinhando tratar-se de uma “grande injustiça”.

Em conferência de imprensa, Mário Passos disse que o apoio se cifra em menos de 400 mil euros, quando as expectativas das companhias apontavam para 985 mil.

emissão em direto da famatv

“É uma redução de 60%, que lamento imenso e que considero uma grande injustiça. Famalicão é uma referência cultural a nível nacional, parece que os que mais trabalham são penalizados”, referiu.

O autarca manifestou-se disponível para se juntar ao “coro de protestos” das companhias envolvidas, para fazer chegar ao Ministério da Cultura “uma voz mais robusta e musculada”.

Em causa está a plataforma “Sobre o palco”, criada em 2019 e constituída, atualmente, por 18 estruturas artísticas profissionais e semiprofissionais do concelho de Vila Nova de Famalicão.

No mais recente Programa de Apoio Sustentado da Direção-Geral das Artes para o biénio 2023-2024 e quadriénio 2023-2026, uma estrutura daquela plataforma manteve o financiamento (Companhia de Música Teatral, com 120 mil euros por ano na modalidade quadrienal), uma outra obteve aprovação pela primeira vez (Instituto Nacional de Artes do Circo, com 240 mil euros por ano na modalidade bienal), e três que tiveram apoio nos anos anteriores deixaram de ter financiamento (Teatro da Didascália, O Cão Danado e Fértil – Associação Cultural).

Outras quatro em concurso pela primeira vez não viram as suas candidaturas aprovadas.

No anterior Programa de Apoio Sustentado, todas no domínio bienal, a Cão Danado recebeu 258 mil euros, o Teatro da Didascália foi a companhia mais bem pontuada na categoria de Programação para os anos de 2020-21 e viu o apoio ser de 362,5 mil euros, enquanto a Fértil foi apoiada em 169 mil euros.

Para a autarquia, as companhias Cão Danado, Fértil Cultural e Teatro da Didascália têm “em risco a sua capacidade de subsistência”.

Responsáveis destas três estruturas adiantaram que tiveram de parar ou abrandar a sua atividade e de reduzir equipas e custos, valendo-lhes, no entanto, o apoio que o município continua a disponibilizar.

Este ano, o município canalizou para aquela plataforma 528 mil euros, “reforçando o seu papel de principal financiador e parceiro do seu ecossistema artístico”.

“Só em 2023, de um total previsto de 920.900 euros angariado pelas 18 estruturas, cerca de 57% é proveniente da autarquia, sendo o restante apoio financeiro proveniente de parceiros como Direção-Geral das Artes, e Fundação Calouste Gulbenkian, entre outros”, referiu uma nota da autarquia.

Em 2021 e 2022, o município investiu naquelas entidades, respetivamente, perto de 418 mil euros e mais de 500 mil euros, em apoios associados ao desenvolvimento do plano de atividades e a obras, assim como apoio indireto em coproduções da Casa das Artes e do Teatro Narciso Ferreira.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

LER JORNAL

pub

Artigos Recentes

Famalicãohá 11 minutos

Já se ouvem os motores do Rally de Famalicão

Este sábado, bem cedo arranca mais uma edição do Rally de Famalicão.Na tarde desta sexta feira no Central Park de...

Famalicãohá 54 minutos

Famalicão: Vermoim celebra Dia Mundial da Criança com tarde de diversão para os mais novos

A Junta de Freguesia de Vermoim e a Associação de Pais (EVAP) unem-se para celebrar, neste dia 01 de junho,...

Desportohá 2 horas

Famalicão: Sub-16 e Sub-18 do FamaBasket disputam meias-finas da Taça AB Braga

Os atletas dos escalões Sub-16 e Sub-18 do coletivo famalicense FamaBasket garantiram a sua presença na fase final da disuta...

Paíshá 2 horas

Só entre janeiro e abril já morreram 49 pessoas afogadas. A maioria em banhos de lazer

Quarenta e nove pessoas morreram afogadas em Portugal continental nos quatro primeiros meses do ano, o valor mais alto desde...

Famalicãohá 3 horas

Famalicão: Incêndio deflagra em veículo em Joane

Um incêndio deflagrou num veículo, na tarde desta sexta-feira, na rua de Laborins, junto ao posto da GNR da vila...

Desportohá 3 horas

Famalicão: Gavião convida para 16.ª Corrida Popular e Caminhada Solidária

O Grupo Recreativo de Gavião volta a realizar, no dia 15 de junho (sábado) a 2.ª Caminhada Solidária e 16.ª...

Paíshá 4 horas

Bispos portugueses reunidos com Papa Francisco para apresentar desenvolvimentos no combate aos abusos

O presidente da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP), José Ornelas, apresentou hoje ao Papa Francisco o trabalho que a Igreja portuguesa...

Famalicãohá 5 horas

“Deixe um Livro e Leve Outro” na Biblioteca Municipal de Famalicão e polos de leitura associados

Decorre na Bibiloteca Municipal de Famalicão, até este sábado, a iniciativa “Troca por Troca: Deixe um Livro, Leve Outro”, dedicado...

Famalicãohá 5 horas

Famalicão: Dois condutores detidos com excesso de álcool

Um homem com 49 anos foi detido pela PSP, esta quinta-feira, por condução com excesso de álcool no sangue. Submetido...

Famalicãohá 6 horas

Famalicão: Castelões assinala fim do Mês de Maria com homenagem ao Padre João Mota

O Centro Social de Castelões e órgãos responsáveis pela paróquia e freguesia local realizam, no dia 31 de maio, uma...

Arquivo

Mais Vistos