Siga-nos nas redes

Famalicão

Famalicão: Mário Passos tece duras críticas perante “redução substancial” do apoio para artes e cultura

Publicado

em

mário passos

O presidente da Câmara de Vila Nova de Famalicão criticou hoje a “substancial redução” do financiamento da Direção-Geral das Artes a entidades que integram uma plataforma que reúne 18 estruturas do concelho, sublinhando tratar-se de uma “grande injustiça”.

Em conferência de imprensa, Mário Passos disse que o apoio se cifra em menos de 400 mil euros, quando as expectativas das companhias apontavam para 985 mil.

“É uma redução de 60%, que lamento imenso e que considero uma grande injustiça. Famalicão é uma referência cultural a nível nacional, parece que os que mais trabalham são penalizados”, referiu.

O autarca manifestou-se disponível para se juntar ao “coro de protestos” das companhias envolvidas, para fazer chegar ao Ministério da Cultura “uma voz mais robusta e musculada”.

Em causa está a plataforma “Sobre o palco”, criada em 2019 e constituída, atualmente, por 18 estruturas artísticas profissionais e semiprofissionais do concelho de Vila Nova de Famalicão.

No mais recente Programa de Apoio Sustentado da Direção-Geral das Artes para o biénio 2023-2024 e quadriénio 2023-2026, uma estrutura daquela plataforma manteve o financiamento (Companhia de Música Teatral, com 120 mil euros por ano na modalidade quadrienal), uma outra obteve aprovação pela primeira vez (Instituto Nacional de Artes do Circo, com 240 mil euros por ano na modalidade bienal), e três que tiveram apoio nos anos anteriores deixaram de ter financiamento (Teatro da Didascália, O Cão Danado e Fértil – Associação Cultural).

Outras quatro em concurso pela primeira vez não viram as suas candidaturas aprovadas.

No anterior Programa de Apoio Sustentado, todas no domínio bienal, a Cão Danado recebeu 258 mil euros, o Teatro da Didascália foi a companhia mais bem pontuada na categoria de Programação para os anos de 2020-21 e viu o apoio ser de 362,5 mil euros, enquanto a Fértil foi apoiada em 169 mil euros.

Para a autarquia, as companhias Cão Danado, Fértil Cultural e Teatro da Didascália têm “em risco a sua capacidade de subsistência”.

Responsáveis destas três estruturas adiantaram que tiveram de parar ou abrandar a sua atividade e de reduzir equipas e custos, valendo-lhes, no entanto, o apoio que o município continua a disponibilizar.

Este ano, o município canalizou para aquela plataforma 528 mil euros, “reforçando o seu papel de principal financiador e parceiro do seu ecossistema artístico”.

“Só em 2023, de um total previsto de 920.900 euros angariado pelas 18 estruturas, cerca de 57% é proveniente da autarquia, sendo o restante apoio financeiro proveniente de parceiros como Direção-Geral das Artes, e Fundação Calouste Gulbenkian, entre outros”, referiu uma nota da autarquia.

Em 2021 e 2022, o município investiu naquelas entidades, respetivamente, perto de 418 mil euros e mais de 500 mil euros, em apoios associados ao desenvolvimento do plano de atividades e a obras, assim como apoio indireto em coproduções da Casa das Artes e do Teatro Narciso Ferreira.

PARTILHE ESTE ARTIGO:

PASSOU EM DIRETO

Publicidade Publicidade

pub

LER JORNAL

Artigos Recentes

Famalicãohá 50 minutos

Operário Futebol Clube faz recolha de bens alimentares para ajudar famílias carenciadas

O Operário Futebol Clube realizou uma recolha de bens alimentares para ajudar famílias carenciadas. A recolha superou todas as expectativas,...

Famalicãohá 1 hora

Famalicão: Desagregação de quatro uniões de freguesias já foi aprovada

A Comissão do Poder Local e Coesão Territorial do Parlamento aprovou, esta terça-feira, 17 de dezembro quatro pedidos de desagregação...

Economiahá 2 horas

Portugal enfrenta “situação crítica”: Apoios Sociais não acompanham o aumento dos preços

A Comissão Europeia considera que a eficácia da Segurança Social em Portugal na atenuação da pobreza e das desigualdades de...

Famalicãohá 3 horas

Lions Clube de Famalicão entregou 17.50 euros à Banda de Famalicão e projeto The Village

O Lions Clube de Famalicão procederam à entrega de um donativo de 1.750 euros ao projeto The Village e à...

Paíshá 3 horas

SNS 24 tem novo serviço de teleconsulta para doentes sem condições para atendimento médico

A Linha SNS 24 lançou um serviço de teleconsulta destinado a utentes que reúnam condições clínicas para o atendimento médico...

Famalicãohá 4 horas

Famalicão: Vila de Natal de Joane promete música e muita diversão este fim de semana

Joane convida a comunidade para a a sua “Vila de Natal”, um evento organizado pela Junta de Freguesia com o...

Famalicãohá 4 horas

Idosos de Famalicão fazem visitas virtuais à Aldeia de Natal no centro da cidade

Nesta época de Natal, a Câmara Municipal de Famalicão criou uma atividade especial para os seniores do concelho inseridos nas...

Regiãohá 4 horas

Onda de furtos em automóveis está a alarmar população de Santo Tirso

Uma onda de assaltos a veículos, registados nos últimos dias, está a deixar alarmada a população das zonas de Santa...

Regiãohá 5 horas

Menina de 13 anos ferida gravemente após atropelamento rodoviário em Vila do Conde

Uma menina de 13 anos ficou ferida, na tarde desta terça-feira, na sequência de um atropelamento rodoviário na freguesia de...

Famalicãohá 5 horas

Famalicão: Nine transforma-se na “Vila Natal” este fim de semana

Este fim de semana realiza-se a Mostra Comunitária da freguesia de Nine, um evento dedicado à celebração da quadra festiva,...

Arquivo

Mais Vistos