Siga-nos nas redes

Famalicão

Famalicense Jorge Reis-Sá venceu o Prémio Literário Fundação Inês de Castro

Publicado

em

 O escritor Jorge Reis-Sá venceu o Prémio Literário Fundação Inês de Castro, com a obra “Prado do Repouso”, uma antologia poética que oferece uma visão abrangente do seu percurso literário, anunciaram hoje os promotores do prémio.

Publicada em 2024 pela editora A Casa dos Ceifeiros, “Prado do Repouso” reúne 25 anos de poesia de Jorge Reis-Sá, numa obra que reflete a evolução poética do autor.

“A polifacetada intervenção cultural de Jorge Reis-Sá culmina na sua multifacetada criação literária de confronto com as situações-limite propiciadas pelas novas tecnologias e com vidas de rotina e perda, mas também do sentido da sobrevida, da busca de resgate na memória afetiva e no mistério do amor infindo”, afirmou José Carlos Seabra Pereira, presidente do júri, composto ainda por Isabel Pires de Lima, Isabel Lucas, Mário Cláudio e António Carlos Cortez.

Jorge Reis-Sá é o fundador e editor de A Casa dos Ceifeiros, um projeto pessoal criado em 2017 com o desígnio de editar apenas o que é seu e de seu gosto, como se a editora fosse a sua casa, a que chamou dos ceifeiros, inspirado pelo livro homónimo de Daniel Faria.

Nessa editora, já publicou mais de uma dezena de livros, metade dos quais da sua autoria, tendo vencido, em 2023, a primeira edição do Grande Prémio de Conto Branquinho da Fonseca, da Associação Portuguesa de Escritores (APE), com o livro “A hipótese de Gaia”.

Nascido em 1977 em Vila Nova de Famalicão, Jorge Reis-Sá licenciou-se em Biologia e fundou em 1999 as Quasi Edições, que editou até 2009, sendo atualmente, além de editor, consultor editorial de várias instituições e editoras, bem como colaborador em algumas revistas.

Estreou-se na literatura em 1999 e tem publicado poesia, contos, crónicas e romances, tendo-se dedicado nos últimos anos também à literatura infantil e juvenil. Apresenta o programa “Mil Vezes Camões” na RTP3.

Além deste prémio, foi ainda atribuído o Prémio de Tributo Consagração Fundação Inês de Castro 2024, ao poeta, tradutor literário e ensaísta Fernando Guimarães.

“Prémios nunca lhe faltaram, distinguindo com justiça a sua extensa e tão valiosa obra de criação e de tradução poéticas, de ensaio entre a história literária e a teoria estética, enfim de contínuo exercício da crítica de poesia”, declarou o presidente do júri.

A cerimónia oficial de entrega de prémios desta iniciativa anual, que distingue obras de prosa ou poesia escritas em língua portuguesa, realiza-se no próximo dia 29 de março, na Quinta das Lágrimas, em Coimbra, e contará com a presença dos autores vencedores.

Ao longo dos anos, o Prémio Literário Fundação Inês de Castro tem distinguido autores e obras de reconhecido valor, como Pedro Tamen (2007), José Tolentino Mendonça (2009), Hélia Correia (2010), Gonçalo M. Tavares (2011), Mário de Carvalho (2013), Rui Lage (2016), Rosa Oliveira (2017), Djaimilia Pereira de Almeida (2018), Andreia C. Faria (2019), Daniel Jonas (2021), António Lobo Antunes (2022) ou Rita Taborda Duarte (2023).

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

pub

LER JORNAL

Artigos Recentes

Bragahá 7 horas

Crime: Suspeito de homicídio em Braga fica em prisão preventiva

Mateus Marley Machado, suspeito de ter assassinado um jovem de 19 anos no passado fim de semana em Braga, foi...

Sociedadehá 11 horas

Trofa: Suspeitos filmados a assaltar viaturas em garagem

Dois homens foram apanhados pelas câmaras de videovigilância enquanto arrombavam viaturas numa garagem situada no centro da Trofa. Ao aperceberem-se...

Famalicãohá 12 horas

Famalicão: Árvore cai com rajada de vento e causa danos em Famalicão

Este sábado ficou marcado pela queda de uma árvore de grande porte na Avenida de França, em Vila Nova de...

Paíshá 15 horas

Maioria dos detidos na operação de Páscoa conduzia sob efeito de álcool ou sem carta

No âmbito da Operação Páscoa Segura 2025, nas áreas da responsabilidade da PSP a nível nacional, foram efetuadas 686 detenções...

Paíshá 16 horas

Neve encerra acessos ao maciço da Serra da Estrela

Segundo o Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil das Beiras e Serra da Estrela, a circulação está interrompida em...

Sociedadehá 17 horas

Euromilhões: Páscoa deixa ‘ovos de ouro’ em Portugal

Ninguém acertou na chave vencedora do sorteio 031/2025 do Euromilhões desta sexta-feira, 18 de abril. Contudo, há boas notícias para...

Famalicãohá 1 dia

Páscoa 2025: Recriação do Julgamento de Jesus

Reveja a recriação do Julgamento de Jesus, na antiga Igreja Matriz de Famalicão. Para esta noite de sexta-feira santa, estava...

Sociedadehá 1 dia

Veja os Golos! FC Porto 2 – 1 FC Famalicão

O Futebol Clube de Famalicão perde esta tarde com o FC Porto por duas bolas a uma no Estádio do...

Bragahá 1 dia

Suspeito é presente este sábado a interrogatório no Tribunal de Famalicão

O Palácio de Belém emitiu hoje uma nota oficial, informando que o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, contactou...

Regiãohá 1 dia

Autarca de Vizela sob investigação por alegada violência doméstica

O presidente da Câmara Municipal de Vizela e líder da Federação de Braga do Partido Socialista, Victor Hugo Salgado, encontra-se...

Arquivo

Mais Vistos