Siga-nos nas redes

Famalicão

Famalicense Jorge Reis-Sá venceu o Prémio Literário Fundação Inês de Castro

Publicado

em

 O escritor Jorge Reis-Sá venceu o Prémio Literário Fundação Inês de Castro, com a obra “Prado do Repouso”, uma antologia poética que oferece uma visão abrangente do seu percurso literário, anunciaram hoje os promotores do prémio.

Publicada em 2024 pela editora A Casa dos Ceifeiros, “Prado do Repouso” reúne 25 anos de poesia de Jorge Reis-Sá, numa obra que reflete a evolução poética do autor.

“A polifacetada intervenção cultural de Jorge Reis-Sá culmina na sua multifacetada criação literária de confronto com as situações-limite propiciadas pelas novas tecnologias e com vidas de rotina e perda, mas também do sentido da sobrevida, da busca de resgate na memória afetiva e no mistério do amor infindo”, afirmou José Carlos Seabra Pereira, presidente do júri, composto ainda por Isabel Pires de Lima, Isabel Lucas, Mário Cláudio e António Carlos Cortez.

Jorge Reis-Sá é o fundador e editor de A Casa dos Ceifeiros, um projeto pessoal criado em 2017 com o desígnio de editar apenas o que é seu e de seu gosto, como se a editora fosse a sua casa, a que chamou dos ceifeiros, inspirado pelo livro homónimo de Daniel Faria.

Nessa editora, já publicou mais de uma dezena de livros, metade dos quais da sua autoria, tendo vencido, em 2023, a primeira edição do Grande Prémio de Conto Branquinho da Fonseca, da Associação Portuguesa de Escritores (APE), com o livro “A hipótese de Gaia”.

Nascido em 1977 em Vila Nova de Famalicão, Jorge Reis-Sá licenciou-se em Biologia e fundou em 1999 as Quasi Edições, que editou até 2009, sendo atualmente, além de editor, consultor editorial de várias instituições e editoras, bem como colaborador em algumas revistas.

Estreou-se na literatura em 1999 e tem publicado poesia, contos, crónicas e romances, tendo-se dedicado nos últimos anos também à literatura infantil e juvenil. Apresenta o programa “Mil Vezes Camões” na RTP3.

Além deste prémio, foi ainda atribuído o Prémio de Tributo Consagração Fundação Inês de Castro 2024, ao poeta, tradutor literário e ensaísta Fernando Guimarães.

“Prémios nunca lhe faltaram, distinguindo com justiça a sua extensa e tão valiosa obra de criação e de tradução poéticas, de ensaio entre a história literária e a teoria estética, enfim de contínuo exercício da crítica de poesia”, declarou o presidente do júri.

A cerimónia oficial de entrega de prémios desta iniciativa anual, que distingue obras de prosa ou poesia escritas em língua portuguesa, realiza-se no próximo dia 29 de março, na Quinta das Lágrimas, em Coimbra, e contará com a presença dos autores vencedores.

Ao longo dos anos, o Prémio Literário Fundação Inês de Castro tem distinguido autores e obras de reconhecido valor, como Pedro Tamen (2007), José Tolentino Mendonça (2009), Hélia Correia (2010), Gonçalo M. Tavares (2011), Mário de Carvalho (2013), Rui Lage (2016), Rosa Oliveira (2017), Djaimilia Pereira de Almeida (2018), Andreia C. Faria (2019), Daniel Jonas (2021), António Lobo Antunes (2022) ou Rita Taborda Duarte (2023).

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

pub

LER JORNAL

Artigos Recentes

Desportohá 5 horas

FC Famalicão: Sub-23 estão a um passo do título de campeão e apelam ao apoio dos adeptos

Os atletas da formação sub-23 do Famalicão apelam ao apoio de todos os seus sócios e adeptos, neste momento em...

Famalicãohá 6 horas

Colisão entre Famalicão e Barcelos faz um ferido

Uma pessoa ficou ferida, na tarde desta terça-feira, na sequência de uma colisão rodoviária entre duas viaturas ligeiras, no segmento...

Famalicãohá 8 horas

Famalicão: Dois feridos e trânsito condicionado na EN 206 após acidente em Gavião

Duas pessoas ficaram feridas, na tarde desta terça-feira, na sequência de uma colisão rodoviária entre dois veículos ligeiros, no segmento...

Famalicãohá 9 horas

Famalicão mais colorido a partir deste fim de semana: “Mercado Florido” inicia programação de maio

O município de Famalicão celebra a primavera, no novo mês, com uma série de eventos dedicados ao regresso da cor...

Famalicãohá 9 horas

Famalicão: Temperaturas máximas vão descer 13 graus esta quarta-feira com a chegada da chuva

Após alguns dias de sol com temperaturas relativamente altas, a chuva está de regresso, para se manter durante a maior...

Paíshá 10 horas

Apagão está a ser usado para burlas com contadores de eletricidade: E-Redes alerta

A E-Redes alertou hoje para eventuais burlas na sequência do apagão de segunda-feira e sublinhou que não é necessária intervenção...

Famalicãohá 11 horas

Famalicão: Calendário celebra Nossa Senhora dos Remédios e Almas a 10 e 11 de maio

Calendário convida para mais uma edição da Festa em Honra de Nossa Senhora dos Remédios e Almas, cujo ponto alto...

Paíshá 12 horas

Portal das Finanças continua em baixo esta terça-feira após apagão

Os contribuintes continuam hoje sem conseguir aceder ao Portal das Finanças, cujos sistemas informáticos foram afetados pela falha energética ocorrida...

Paíshá 14 horas

Milhares de consultas e cirurgias adiadas devido ao apagão. Funcionamento normal retomado esta terça-feira

O corte generalizado de energia de segunda-feira obrigou a adiar milhares de consultas, cirurgias e tratamentos que terão de ser...

Barceloshá 15 horas

Barcelos: Criança de 7 anos ferida após acidente de autocarro em contramão no centro da cidade

Uma criança de 7 anos ficou ferida, esta segunda-feira, na sequência da colisão de um autocarro contra uma árvore, após...

Arquivo

Mais Vistos