Este sábado, dia 23, a cidade de Vila Nova de Famalicão volta a unir-se à maior e mais significativa Hora pelo Planeta. Em colaboração com a Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP) e a World Wide Fund For Nature (WWF), o município participa novamente no apagão global da Hora do Planeta, numa iniciativa simbólica destinada a sensibilizar e alertar a população para os impactos da crise climática.
Assim, entre as 20h30 e as 21h30, Famalicão irá proporcionar um momento de reflexão único, desligando as luzes de alguns dos locais e monumentos mais emblemáticos da cidade, em sintonia com várias outras cidades ao redor do mundo.
Além disto, nos Paços do Concelho, haverá uma oficina de construção de lanternas sustentáveis, das 19h30 às 21h30, aberta a todas as famílias com crianças a partir dos 4 anos.
Durante esta atividade, os participantes terão a oportunidade de experimentar um circuito elétrico simples e manipular os seus componentes, antes de utilizar materiais reciclados como copos de iogurte e rolos de papel higiénico para criar as suas próprias lanternas sustentáveis.
O movimento “Hora do Planeta” teve origem em Sydney, Austrália, em 2007, como um gesto simbólico para destacar a urgência das alterações climáticas.