Siga-nos nas redes

Famalicão

Famalicão: Prémio Literário Camilo Castelo Branco no valor de 7.500 euros inserido nas celebrações do bicentenário

Publicado

em

O lançamento do Prémio Literário Camilo Castelo Branco é um dos destaques das comemorações do bicentenário do nascimento do autor de “Cenas da Foz”, que vão decorrer durante um ano até março de 2025, anunciaram hoje os promotores.

Em conferência de imprensa, o coordenador científico da Casa de Camilo, Sérgio Guimarães de Sousa, disse que o prémio terá o valor de 7.500 euros e terá uma periodicidade bianual.

Disse ainda que o prémio está aberto a todas as formas de expressão literária, para evocar a versatilidade e a diversidade da obra de Camilo, podendo concorrer autores de todos os países de língua portuguesa.

Para junho de 2024 está marcada a apresentação do regulamento do prémio, que será atribuído pela primeira vez em 2025.

Camilo Castelo Branco viveu durante 26 anos em Seide, Vila Nova de Famalicão, sendo ali que, segundo Sérgio Sousa, escreveu “a parte mais significativa” da sua obra.

Por isso, e para assinalar os 200 anos do seu nascimento, foi preparado um programa que visa consolidar a presença do escritor em Famalicão e divulgar a sua obra sobretudo junto dos alunos, através de um conjunto de atividades “com forte pendor pedagógico”.

Estão agendadas cinco conferências, duas palestras e uma tertúlia, a cargo dos “melhores estudiosos” da obra de Camilo, além de exposições, teatro, cinema e música.

As comemorações ficarão ainda marcadas por várias publicações, entre as quais mais um volume da ficção de Camilo, reunindo os textos “A Bruxa do Monte Córdova” e “A Filha do Doutor Negro”.

Para a organização, as comemorações do bicentenário constituem “uma ocasião única” para homenagear o escritor, consolidando a sua presença na história literária e cultural de Portugal e no estrangeiro, em especial no Brasil.

“Camilo é um clássico, autor de uma obra ímpar, que deve, continuamente, ser objeto de estudo e divulgação, de modo a torná-lo acessível às novas gerações de leitores”, sustenta a organização.

O autor de “Amor de Perdição” nasceu em 16 de março de 1825, num prédio da Rua da Rosa, no Bairro Alto, em Lisboa, e morreu em 01 de junho de 1890, em São Miguel de Seide, Vila Nova de Famalicão.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

pub

LER JORNAL

Artigos Recentes

Sociedadehá 1 hora

Veja os golos! Boavista FC 0 – 2 FC Famalicão

O FC Famalicão ganhou esta noite no Estádio do Bessa por duas bolas a zero frente ao Boavista FC em...

Bragahá 4 horas

Mulher falecida após agressão no Hospital de Braga será sepultada este sábado

Decorre este sábado o funeral de Ana Peixoto Veiga, de 65 anos, a mulher que foi vítima de uma brutal...

Famalicãohá 5 horas

Cidadão finlandês que fazia viagens de bicicleta desaparecido entre a zona do Porto e Viana do Castelo

Encontra-se desaparecido, presumivelmente entre as zonas do Porto e Viana do Castelo, um cidadão finlandês conhecido por “Pekka”, que habitualmente...

Famalicãohá 6 horas

Famalicão: Conheça as datas e locais dos radares da PSP para o mês de fevereiro

A Polícia de Segurança Pública volta a divulgar, agora que termina mais um mês, a informação referente aos horários e...

Famalicãohá 7 horas

Famalicão: Chuva está de regresso este domingo

Famalicão espera, este domingo, o regresso da chuva, depois de alguns dias em que o sol dominou os céus no...

Paíshá 8 horas

Pessoa morre carbonizada após colisão seguida de incêndio na A4

Uma vítima mortal, é este o resultado de uma colisão rodoviária que provocou um incêndio numa das viaturas envolvidas, ao...

Famalicãohá 9 horas

Famalicão: GNR sensibiliza idosos para situações de violência, de burla e furto em Lousado

A Câmara Municipal de Famalicão promove uma ação de sensibilização junto da população sénior, com a cooperação das autoridades, no...

Desportohá 10 horas

Bacci não tem dúvidas: “O Famalicão não está na melhor fase, mas no princípio da época era uma das equipas mais creditadas para chegar aos lugares europeus”

As expulsões enfrentadas por futebolistas do Boavista há três jornadas seguidas estão relacionadas com a frustração acusada pelo lanterna-vermelha da...

Desportohá 10 horas

Governo vai eliminar obrigação de declarar juros e subsídio de refeição no IRS

O Governo vai anular a obrigatoriedade de declarar no IRS os rendimentos como os juros, mais-valias, dividendos, subsídios de refeição,...

Paíshá 11 horas

Polícia Judiciária: Homem detido em flagrante por tentar vender obras falsificadas de Paula Rego

A Polícia Judiciária (PJ) deteve em flagrante um homem que tentava vender obras falsificadas como se fossem originais de artistas...

Arquivo

Mais Vistos