Famalicão
Famalicão: Comunidade de Lousado, Esmeriz e Cabeçudos protagoniza ‘Poema’ baseado nas suas vivências e tradições
Uma dezena de cidadãos de Vila Nova de Famalicão irá subir ao palco do Salão Paroquial de Esmeriz com a peça comunitária “Poema”. Inspirado pelas tradições e memórias das comunidades das freguesias de Lousado, Esmeriz e Cabeçudos, o espetáculo tem estreia prevista para sexta-feira, dia 17 de março, às 21h30, em Esmeriz. Serão apresentadas também duas atuações no Teatro Narciso Ferreira, em Riba de Ave, nos dias 25 e 27 de março, às 18h00 e 10h30, respetivamente.
Baseado no conceito de “espetáculo-jantar”, “Poema” foca-se na reunião da família em torno da mesa de refeições e aborda as vivências, tradições e lembranças de várias gerações de cidadãos das referidas freguesias famalicenses, destacando as suas diferenças.
O processo de criação do espetáculo envolveu mais de uma centena de cidadãos, que contribuíram para o processo de criação e construção do espetáculo, através da partilha das suas memórias e conhecimento, bem como talento artístico.
Produzida pela Momento – Artistas Independentes, com direção artística, criação e encenação de Diogo Freitas e dramaturgia de Filipe Gouveia, o projeto contou com o apoio da Comissão Social Inter-Freguesias de Lousado, Esmeriz e Cabeçudos, por via de parceiros como Juntas de Freguesia, Paróquias e associações locais, com destaque para a Casa do Povo de Lousado, que albergou uma boa parte das sessões preparatórias.
Refira-se que este projeto é dinamizado pelo Município de Vila Nova de Famalicão, e está enquadrado no projeto ‘Há Cultura 2023-2025’, que tem como objetivo o desenvolvimento de ações de cocriação artística entre as entidades da Plataforma de Artes Performativas ‘Sobre o Palco’ e as comunidades de freguesia do concelho de Famalicão.
-
Famalicãohá 1 semana
Famalicão: Atropelamento numa passadeira faz um ferido em Calendário
-
Famalicãohá 5 dias
Famalicão: Mulher de 90 anos ferida após atropelamento em Joane
-
Famalicãohá 3 dias
Ribeirão assinala conclusão da 1ª fase das obras na Junta com exposição de presépios
-
Economiahá 12 horas
Volume de compras de Natal em 2024 aumentaram face ao ano passado em 15%