Site icon Fama Rádio e Televisão

Início da construção da nova residência de estudantes conta com a presença da ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior

A ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Elvira Fortunato, e o secretário de Estado do Ensino Superior, Pedro Nuno Teixeira visitam Famalicão, esta sexta-feira, para assinalar o início da construção da “Vila” a nova residência de estudantes local.

O momento está agendado para as 11:00, no no Salão Nobre dos Paços do Concelho, e será seguido de uma visita ao local da construção.

Esta residência estudantil será a primeira a ser edificada no município famalicense, proporcionando resposta às quatro instituições de Ensino Superior presentes no concelho: Cooperativa de Ensino Superior Politécnico e Universitário (CESPU), Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA), Universidade do Minho e Universidade Lusíada.

A atribuição da obra coube às empresas Cari Construtores e Domingos da Silva Teixeira. A infraestrutura ficará localizada no antigo edifício dos serviços municipais de Ambiente, na Praça D. Maria II, representando um investimento de cerca de 4,8 milhões de euros.

Conforme descrito, o projeto inclui a reabilitação e adaptação do edifício principal existente, assim como a construção de um novo bloco especificamente concebido para fins habitacionais. Após a conclusão das obras, o edifício terá capacidade para alojar 91 residentes, distribuídos por 53 quartos com cinco tipologias diferentes, incluindo quartos e estúdios simples e duplos, além de quartos adaptados para pessoas com mobilidade condicionada.

O projeto também prevê diversas áreas funcionais, como receção, sala de estudo, espaço de refeição e convívio interno e externo, cozinhas, instalações sanitárias, salas técnicas, área de apoio ao pessoal, áreas de gestão, armazenamento e garagem/oficina para bicicletas.

Este investimento é financiado pelo Plano Nacional para o Alojamento no Ensino Superior (PNAES), com o apoio do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), em colaboração com a Agência Nacional Erasmus+ Educação e Formação.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Exit mobile version