Famalicão
Famalicão: Centro de Recolha Animal recolhe gineta em sótão de casa antiga
Na passada sexta-feira, a equipa do Centro de Recolha Animal (CROA) foi chamada para uma tarefa pouco comum: recolher um animal que se encontrava escondido num sótão de uma casa antiga, do concelho de Famalicão.
Mas a particularidade da missão não se ficou por aqui. Tratava-se de um belo espécimen de um Genetta genetta, mais conhecido por gineta.
O Gineta, ou cientificamente Genetta genetta, é uma espécie de mamífero carnívoro da família dos Viverridae proveniente de África. Embora não seja um animal comum de se ver, nem muito conhecido, habita no sudoeste da Europa e em algumas partes do continente africano. A sua aparência remete para uma mistura de gato com doninha, com um pelo acinzentado às manchas. A Gineta habita em zonas arborizadas, com rochas e perto linhas de água, e movimenta-se durante o período noturno, alimentando-se de frutos, répteis e insetos.
Depois de resgatado, o animal foi examinado pela médica veterinária municipal, que conclui que a gineta estava bem de saúde. Depois, o CROA contactou o Instituto da Conservação da Natureza e Florestas que autorizou a sua devolução para a natureza.
PASSOU EM DIRETO
-
Santo Tirsohá 1 semana
Professores da Artave e do CCM dão concerto a 21 de novembro
-
Desportohá 5 dias
Famalicão: Irmãs Gonçalves renovam título de campeãs nacionais de badminton
-
Paíshá 3 dias
Polícia Marítima apreende mais de 8 toneladas de pescado em Matosinhos no valor de 40 mil euros
-
Famalicãohá 1 dia
GNR regista 557 detenções e mais de 6 mil infrações em operações de segurança