Desde o ano de 2022, a Câmara Municipal de Famalicão já auxiliou cinco freguesias do concelho na construção de estruturas para a instalação do serviço de multibanco, para que o mesmo seja acessível à população. O apoio financeiro municipal ultrapassa atualmente os 62 mil euros.
A última reunião de Câmara, realizada na quinta-feira, dia 9 de março, aprovou o financiamento para a construção de três estruturas destinadas à instalação de caixas multibanco nas freguesias de Landim, Castelões e Oliveira Santa Maria, num investimento municipal de 38.000€.
No ano de 2022, o apoio financeiro municipal, no valor total de 24,3 mil euros, foi destinado a Mogege e à União de Freguesias de Gondifelos, Cavalões e Outiz. Neste último caso, a caixa multibanco foi instalada em Cavalões.
Para além destes casos, está ainda previsto ir a aprovação da Câmara Municipal, nas próximas semanas, pelo menos mais quatro pedidos de apoio provenientes de Juntas de Freguesia famalicenses, que pedem o apoio da Autarquia para assegurar uma despesa não suportada pelas instituições bancárias que, recorde-se, ao longo dos últimos anos, têm vindo a fechar balcões um pouco por todo o país com o objetivo de atenuar despesas, mas que tem penalizado as populações locais.
“Nos dias que correm, um multibanco é um serviço essencial para qualquer comunidade de freguesia” refere o Presidente da Câmara Municipal, Mário Passos. “Esta ajuda da autarquia pode aparentar ser pouco significativa em termos de montante, mas tem um grande impacto na vida dos cidadãos”, salienta.