Famalicão
Famalicão: Escolas mantêm funcionamento normal apesar de greve convocada para esta sexta-feira

Na sequência da greve convocada pelo STOP-Sindicato de Todos os Professores a Fama Rádio e Televisão apurou, na manhã desta sexta-feira que este protesto está a ter um impacto pouco significativo em Famalicão.
Assim, para além da escola do 1.º ciclo de Esmeriz, aparentemente encerrada por falta de funcionários, as restantes escolas do concelho encontram-se em normal funcionamento, neste período matinal.
Para justificar a convocação de uma greve para esta data, o sindicato sublinha que a maioria dos profissionais da educação são mulheres que continuam a enfrentar “inúmeras discriminações”.
Como exemplo dessas discriminações, o Stop refere, no pré-aviso, que as mulheres são prejudicadas, por exemplo, na progressão da carreira por terem estado de baixa por gravidez de risco ou em licença de parentalidade.
Aponta ainda que, em relação à dispensa para amamentação, muitas vezes são as escolas a decidir quais as horas ou turmas a serem retiradas do horário para dispensa, ao contrário do que está previsto.
Além das questões relacionadas especificamente com as mulheres, os profissionais vão aproveitar a greve para reafirmar as reivindicações que têm marcado a contestação nas escolas, como a valorização e dignificação das carreiras docente e de assistente operacional de educação, a recuperação do tempo de serviço congelado e a revisão do regime de recrutamento e gestão de pessoal docente.

-
Paíshá 6 dias
ASAE: Centenas de quilos de carne de leitões, cabritos e borregos apreendidas nesta Páscoa
-
Paíshá 4 dias
Norte: Militares da GNR resgatam homem idoso de habitação em chamas em Ponte de Lima
-
Famalicãohá 2 dias
Famalicão: Turbina regressa a S. Simão de Novais no dia 1 de maio
-
Paíshá 1 semana
Dois mortos e mais de 1.500 acidentes nos primeiros dias da Operação Páscoa