O município de Famalicão vai enviar o primeiro carregamento de ajuda humanitária ao povo ucraniano, esta segunda-feira. A partida dos camiões carregados de bens essenciais está marcada para as 9h30, nas instalações da empresa Raclac.
O momento será assinalado pelo presidente da Câmara Municipal de Famalicão, Mário Passos, e o CEO da RACLAC, Pedro Costa.
Os primeiros camiões contam com o apoio da empresa de transportes KLOG, Transportes Nogueira e AMS, Lda, e vão chegar à Ucrânia em menos de 24h00 com bens de primeira necessidade, hospitalares e medicamentos.
A operação surge na sequência do projeto SOS Famalicão/Ucrânia que está a mobilizar a sociedade civil famalicenses para com a ajuda humanitária ao país e está devidamente articulada com a Embaixada do da Ucrânia em Portugal.
Refira-se que a Raclac, empresa de fabrico e conceção de dispositivos médicos e produtos de proteção, e a Câmara Municipal estão a recolher e a coordenar a ajuda humanitária de Vila Nova de Famalicão com pontos de recolha de doações em todas as Juntas de Freguesia, em escolas, IPSS’s e outras instituições.