Siga-nos nas redes

Famalicão

Proteção Civil Alerta: Chuva, ventos fortes e queda de neve nas próximas 48 horas

Publicado

em

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) alertou hoje para o agravamento das condições meteorológicas nas próximas 48 horas, com chuva, vento forte, agitação marítima e queda de neve, sobretudo no centro e norte do país.

Com base em previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera, a ANEPC avisa para precipitação na quarta-feira, em especial nas regiões litoral norte e centro, a partir do final da tarde, e para um aumento gradual da intensidade do vento, soprando por vezes forte na faixa costeira e nas terras altas.

Para quinta-feira a chuva estende-se a todo o território continental, mas com especial intensidade no norte e centro e nas zonas montanhosas, estando prevista queda de neve nos pontos mais altos da Serra da Estrela, descendo gradualmente a cota até aos 800/1.000m de altitude no final do dia.

Para o mesmo dia (quinta-feira) prevê-se vento forte a predominar do quadrante oeste, aumentando gradualmente de intensidade e soprando por vezes forte na faixa costeira e terras altas, com rajadas até 70 quilómetros por hora, bem como um aumento gradual da agitação marítima, com agravamento a partir do início da manhã.

Com base nestas previsões, a Proteção Civil alerta para condições de piso rodoviário escorregadio devido à possibilidade de acumulação de gelo, neve e formação de lençóis de água, queda de neve em áreas e a altitudes onde habitualmente não se verifica e dificuldades na drenagem dos sistemas urbanos, nomeadamente as verificadas em períodos de preia-mar, podendo causar inundações nos locais historicamente mais vulneráveis.

Possíveis acidentes na orla costeira devido à forte agitação marítima, inundações em zonas urbanas, causadas por acumulação de águas pluviais por obstrução dos sistemas de escoamento ou por galgamento costeiro, possibilidade de queda de ramos ou árvores, bem como de afetação de infraestruturas associadas às redes de comunicações e energia e danos em estruturas montadas ou suspensas.

A Proteção Civil recorda que “o eventual impacto destes efeitos pode ser minimizado, sobretudo através da adoção de comportamentos adequados” fazendo algumas recomendações, sobretudo para as zonas historicamente mais vulneráveis.

Recomenda, entre outras coisas, uma atenção redobrada aos grupos mais vulneráveis (crianças nos primeiros anos de vida, doentes crónicos, pessoas idosas ou em condição de maior isolamento, trabalhadores que exerçam atividade no exterior e pessoas sem abrigo), garantir uma adequada fixação de estruturas soltas, nomeadamente andaimes, placards e outras estruturas suspensas e cuidado na circulação e permanência junto de áreas arborizadas, estando atento para a possibilidade de queda de ramos e árvores, em virtude de vento mais forte.

Pede igualmente especial cuidado na circulação junto da orla costeira e zonas ribeirinhas historicamente mais vulneráveis a galgamentos costeiros, evitando a circulação e permanência nestes locais, não praticar atividades relacionadas com o mar, nomeadamente pesca desportiva, desportos náuticos e passeios à beira-mar, evitando ainda o estacionamento de veículos muito próximos da orla marítima, a adoção de uma condução defensiva e evitar a circulação em vias afetadas pela acumulação de neve.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

pub

LER JORNAL

Artigos Recentes

Desportohá 17 horas

Futebol Clube de Famalicão pode fazer história na Liga Revelação

A equipa sub-23 do Futebol Clube de Famalicão disputa, na próxima terça-feira, dia 29 de Abril, às 20h15, no Estádio...

Famalicãohá 20 horas

Avidos inaugura o tão aguardado Multiusos

A freguesia de Avidos inaugurou esta sexta feira dia 25 de Abril o seu tão aguardado multiusos. Com a casa...

Desportohá 22 horas

Escola de Atletismo Rosa Oliveira em destaque em Vale São Martinho

A Escola de Atletismo Rosa Oliveira participou no passado dia 25 de abril na prova organizada pelo Grupo Recreativo de...

Famalicãohá 22 horas

Tradicional jogo Solteiros vs Casados reúne comunidade do Paraíso em Delães

O lugar do Paraíso, na freguesia de Delães, voltou a celebrar a tradição com o já emblemático jogo de futebol...

Famalicãohá 23 horas

Jorge Reis-Sá apresenta hoje livro sobre Famalicão no penúltimo dia do ‘Vai à Vila: Mercado do Livro’

Termina este domingo o “Vai à Vila: Mercado do Livro”, uma iniciativa que convida toda a comunidade a viver a...

Famalicãohá 23 horas

Seide em festa com mostra comunitária este fim de semana

A freguesia de Seide prepara-se para um fim de semana de festa com mais uma edição da Mostra Comunitária, a...

Famalicãohá 23 horas

Festas em honra de Santa Apolónia continuam este fim de semana em Pousada de Saramagos

As festas em honra de Santa Apolónia prosseguem este fim de semana, em Pousada de Saramagos, com um programa que...

Paíshá 23 horas

Funeral do Papa Francisco realiza-se este sábado no Vaticano

O funeral do Papa Francisco realiza-se este sábado, seis dias após a sua morte, numa cerimónia que deverá reunir milhares...

Desportohá 2 dias

Famalicão: EARO com dois pódios nos Nacionais de Milha de Estrada

A Escola de Atletismo Rosa Oliveira (EAR), de Joane, Famalicão, subiu ao pódio por duas vezes  nos Campeonatos Nacionais de...

Famalicãohá 2 dias

Famalicão: Turbina regressa a S. Simão de Novais no dia 1 de maio

A freguesia de S. Simão de Novais, em Famalicão, recebe, no próximo dia 1 de maio, mais uma edição da...

Arquivo

Mais Vistos