A PSP apreendeu hoje 120 quilos de nitrato de potássio, 20 quilos de enxofre e cinco quilos de carvão numa pedreira de Portela, Vila Nova de Famalicão, anunciou aquela força.
Em comunicado, a PSP acrescenta que, com base nas apreensões realizadas, foi elaborado um auto de notícia por suspeitas de proveniência, armazenagem e fabrico ilícito de produtos explosivos fora das condições legais.
A apreensão ocorreu durante uma ação de fiscalização direcionada para a verificação de produtos explosivos em pedreiras naquela freguesia.
No comunicado, a PSP lembra que os precursores de explosivos são substâncias químicas que podem ser utilizadas para fins legítimos, nomeadamente na agricultura, estando presentes em adubos e fertilizantes, mas podem também ser aplicadas no fabrico ilícito de explosivos artesanais.
Alerta ainda para a necessidade de cumprimento de todos os normativos legais e normas técnicas que regulam o fabrico, armazenagem, comércio e emprego de produtos explosivos.
Sublinha a “elevada perigosidade que comportamentos desviantes poderão representar para a vida e integridade física de todos aqueles que, direta ou indiretamente, e, intencional ou inadvertidamente, possam ser alvos da utilização desregulada e inconsciente” daqueles produtos.