Siga-nos nas redes

Famalicão

Bombeiros Famalicenses emitem esclarecimento público sobre Base Apoio Logístico

Publicado

em

Os Bombeiros Voluntários Famalicenses emitiram esta sexta-feira, um esclarecimento público depois de um comunicado emitido no dia de ontem que dava conta da insatisfação com que esta corporação viu ser levado avante o processo de implementação de uma base de apoio logístico na freguesia de Bairro.

Comunicado:

ESCLARECIMENTO PÚBLICO – Base Apoio Logístico

Caros Famalicenses

Não queremos entrar em polémicas estéreis nem queremos usar trocadilhos a fim de suportar qualquer opinião ou sentimento. É claro, desde o primeiro momento, que as valências previstas para o nosso Centro em Outiz seriam uma área de formação prática designada de CENTRO FORMAÇÃO E TREINO e uma outra área destinada apoio logístico designada de BASE DE APOIO LOGISTICO.

Foram estas duas valências que deram origem a dois processos independentes de licenciamento que tramitaram na Câmara Municipal sob os números respetivamente LC-CES 21/2015 e LC-CES 22/2015 e que seguiram para apreciação da ANEPC.

É pois incorreto dizer que não fosse prevista uma BASE DE APOIO LOGÍSTICO no complexo de Outiz, a qual vinha no seguimento da BASE, secundária, já em funcionamento há várias décadas no nosso quartel sede. Já o CENTRO FORMAÇÃO E TREINO proposto é uma valência nova e que funcionalmente nada tem a ver com a BASE DE APOIO LOGÍSTICO.

Se não existe esta correlação funcional porque afirmamos que a deslocalização da BASE DE APOIO LOGISTICO para Bairro pode inviabilizar economicamente o projeto agora somente com a valência de CENTRO FORMAÇÃO E TREINO? A resposta é simples dado que ambas as valências aproveitariam as sinergias uma da outra diluindo custos de manutenção e aumentando os de exploração.

A oferta de serviços seria maior e melhor tanto nas condições a oferecer aos operacionais que iriam utilizar a BASE DE APOIO LOGÍSTICO como aos utentes/operacionais que iriam utilizar o CENTRO FORMAÇÃO E TREINO. O CENTRO FORMAÇÃO E TREINO que iria funcionar também dirigido a empresas estaria assim apto a disponibilizar alojamento para os formandos dos cursos Certificados pela DGERT e pela Escola Nacional de Bombeiros e para os de Formação Profissional cofinanciados pelo POISE. Este aproveitamento das sinergias e esta proximidade levariam a que ambos os equipamentos pudessem ser devidamente rentabilizados.

Já o Heliporto previsto não passava de uma intenção remota que poderia ser viabilizável após estudo técnico específico e depois de encontrados os necessários parceiros a fim da sua sustentabilidade económica ser garantida, isto dado os altos custos envolvidos. Por todos estes fatores afirmamos no nosso comunicado que a deslocalização da BASE DE APOIO LOGÍSTICO poderia inviabilizar economicamente todo o nosso projeto para Outiz.

Feitos estes esclarecimentos e a necessária reposição da verdade, aproveitamos para reafirmar que obviamente reconhecemos à ANEPC e Municipio de Famalicão toda a legitimidade para a tomada de decisões sobre esta matéria mas não podemos de modo algum aceitar a forma como todo este processo foi conduzido e o secretismo com que foi desenvolvido num claro atropelo às mais elementares regras de convivência institucional, frontalidade e lealdade.

Confessamo-nos chocados mas não derrotados e muito menos diminuídos da nossa grande vontade de dar sempre o nosso melhor pela proteção das populações e dos seus bens. O território e as gentes de Famalicão merecem a nossa iniciativa, o nosso empenho e não nos desculpariam por nos deixarmos abater por um episódio como o que aqui relatamos.

Saberemos encontrar novos caminhos e saberemos evitar trilhar aqueles que tantos dissabores nos trouxeram.Saímos deste incidente mais fortes, mais unidos e com uma vontade reforçada de mostrar o que vale ser GUITA.

Obrigado e Bem Hajam!

ESCLARECIMENTO PÚBLICO – Base Apoio Logístico Caros Famalicenses, Não queremos entrar em polémicas estéreis nem…

Publicado por Bombeiros Voluntários Famalicenses em Sexta-feira, 5 de março de 2021
PARTILHE ESTE ARTIGO:
Publicidade Publicidade

pub

LER JORNAL

Artigos Recentes

Mundohá 1 hora

Apesar do estado de saúde crítico, Papa Francisco confiante na sua hospitalização e tratamento

O Papa Francisco, hospitalizado com pneumonia e cujo estado de saúde continua crítico, garantiu este domingo que continua confiante na...

Famalicãohá 4 horas

Famalicão: Museu de Arte Sacra inaugura exposição com imagens de Maria

“Maria, Peregrina da Esperança” é o título da nova exposição do Museu de Arte Sacra da Capela da Lapa, em...

Famalicãohá 5 horas

Famalicão: Associação de Pais de Outiz e Cavalões promove feirinha de doces

A Associação de Pais de Outiz e Cavalões vai promover uma feirinha de doces no  próximo dia 2 de março...

Famalicãohá 6 horas

Aprovada candidatura de 5 milhões de euros para aumentar qualificações dos famalicenses 

Diversas entidades parceiras da Rede Local de Educação e Formação de Famalicão viram aprovada uma candidatura, no valor de 5...

Famalicãohá 6 horas

Famalicão: Salas de Estudo da Estação Rodoviária com horário alargado ao domingo

As Salas de Estudo da Estação Rodoviária de Famalicão adotaram um horário mais alargado, para corresponder às necessidades dos estudantes...

Paíshá 1 dia

O Estado vai pagar 2500 bolsas a estudantes de licenciatura e de mestrado de Educação Básica.

O despacho a oficializar a medida foi assinado pelo ministro da Educação, Fernando Alexandre e pelo ministro das Finanças, Miranda...

Paíshá 1 dia

Em cinco anos a GNR registou 6.000 queixas de clonagem de cartões

Cerca de 6.000 pessoas queixaram-se à GNR, nos últimos cinco anos, de que o seu cartão multibanco ou de crédito...

Paíshá 1 dia

Alerta: Tempo de ecrã excessivo pode aumentar risco de miopia em 20%

Passar uma hora extra por dia em frente aos ecrãs está associado, após a primeira hora, a uma probabilidade 21%...

Paíshá 1 dia

Conheça a chave do Euromilhões desta sexta-feira

Saiba qual a chave do Euromilhões desta sexta-feira, 21 de fevereiro, que vale um jackpot de 29 milhões de euros.A...

Paíshá 2 dias

Três mulheres acusadas de tentar burlar joalharia em 17 mil euros em Ponte de Lima

A PSP constituiu arguidas três mulheres por tentativa de burla para compra de artigos de joalharia, no valor de 17...

Arquivo

Mais Vistos