No passado dia 23 de fevereiro, Vila Nova de Famalicão juntou-se a Cabeceiras de Basto, Fafe, Guimarães, Mondim de Basto, Póvoa de Lanhoso, Vieira do Minho e Vizela para criar a Rede Intermunicipal das Bibliotecas Municipais do Ave – RIBMAVE. Aprovada em Reunião de Câmara, a minuta do Acordo de Cooperação para a constituição da RIBMAVE é o pontapé de saída para a concretização desta iniciativa.
Na reunião do Conselho Intermunicipal, realizada em 15 de novembro do ano passado, a Comunidade Intermunicipal do Ave deliberou e aprovou a formalização da RIBMAVE, bem como a constituição de um grupo de trabalho composto por técnicos responsáveis pelas bibliotecas municipais dos municípios mencionados anteriormente. A importância deste trabalho colaborativo entre as autarquias ficou evidente na primeira reunião formal do Grupo de Trabalho da Rede Intermunicipal das Bibliotecas Municipais do Ave, realizada em 24 de janeiro.
Desde 2017, que a Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas, por via da Rede Nacional de Bibliotecas Públicas, fomenta e apoia a constituição de Redes Intermunicipais de Bibliotecas Municipais, contando atualmente com 17 redes formalmente criadas.