Site icon Fama Rádio e Televisão

Famalicão: CITEVE recebeu 40 entidades no “Pacto de Inovação para a Transição Digital do Setor Têxtil e Vestuário”

A reunião de lançamento do projeto TEXP@CT – Pacto de Inovação para a Transição Digital do Setor Têxtil e Vestuário, que reúne 40 entidades diferentes e prevê investimentos de cerca de 46 milhões de euros na frente da digitalização como apoio à reindustrialização sustentável no quadro alargado da Europa, foi realizada nas instalações do CITEVE, em Famalicão.

Este projeto tem como objetivo aumentar a maturidade digital do cluster têxtil português, focando-se nos desafios e oportunidades do setor, através de ações ativas e inovadoras, I&D e implementação de novas soluções de produção e serviços digitais. Pretende-se também melhorar as competências digitais dos profissionais do setor e reduzir a dependência excessiva da intervenção humana.

(continue a ler o artigo a seguir)


Emissão em direto da Fama Rádio e Televisão também disponível na Smart tv da sua casa. Instale grátis!



O projeto é liderado pela Impetus e tem coordenação técnica do CITEVE, contando ainda com a participação de empresas como A. Fiúza e Irmão, LMA, Pedrosa e Rodrigues, Têxteis Penedo, P&R Têxteis, Tintex, Adalberto, Petratex, TMG, ERT, Borgstena, Têxteis JF Almeida, Riopele e Têxtil André Almeida. Na área das TIC e equipamentos, estão presentes o Grupo ESI, Sistrade, Inforcávado, F3M, Infos, Sampless, ViaTel, NOS, Plux, Smartex, Mind, Dynasys e M-Tex. Por fim, nas entidades não empresariais, encontram-se o CeNTI, CCG, INESC TEP, IPVC, FADEUP e CENIT.

Braz Costa, diretor-geral do CITEVE, afirmou que a motivação para apresentar este pacto reside na oportunidade única de Portugal ser um motor da reindustrialização da Europa, mas de uma nova indústria que se quer digital e sustentável. João Oliveira, responsável pelo projeto no CITEVE, destacou a importância do projeto para a melhoria da maturidade digital do setor têxtil português e para a redução da dependência da intervenção humana.

PARTILHE ESTE ARTIGO:
Exit mobile version